Na última semana, ocorreu em Bento Gonçalves a 3ª Conferência Municipal de Cultura na Fundação Casa das Artes. O evento contou com três dias intensos de debates sobre o tema norteador “Democracia e Direito à Cultura”, proposto pelo Ministério da Cultura, além de dialogar com eixos essenciais e estruturantes como economia criativa, diversidade e transversalidades de gênero, patrimônio, participação social, direito às artes, entre outros assuntos. O evento contou com a participação de 70 produtores e fazedores de cultura.
Os eixos debatidos foram Democratização do acesso à cultura e Participação Social – Sandro Giordani e Marcus Flávio Dutra Ribeiro; Identidade, Patrimônio e Memória – Cristiane Bertoco e Sabrina de Lima Greselle; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural – Solana Corrêa, Elisangela Fontoura, Elisa Lentes e Juliana Peixoto; Eixo – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade – Daniela Sandrin Copat e Pedrinho Festa; Eixo – Direito às Artes e às Linguagens Digitais – Cristine Tedesco e Natalia Giacomelo.
O primeiro dia do evento contou com a presença do representante do Ministério da Cultura – regional Rio Grande do Sul, Mariana Martinez, e do Sistema Estadual de Cultura, Alexandre Vargas, em uma mesa-redonda que contou com a mediação do Secretário de Cultura Evandro Soares. No segundo dia, o evento teve a apresentação do documento base “Democracia e Direito à Cultura” e o debate nos grupos dos eixos temáticos. E o terceiro dia houve a deliberação acerca das propostas para os eixos que vão ser publicadas em documento em breve e a eleição dos delegados que vão representar o município na 6ª Conferência Estadual de Cultura, no final do ano de 2023, em Porto Alegre.
Elisa Lentes, que participou do eixo Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural, foi escolhida pela sociedade civil. Ela destaca a importância de Bento Gonçalves estar presente na 6ª Conferência Estadual de Cultura. “É de extrema importância o município de Bento Gonçalves estar presente na 6ª Conferência Estadual de Cultura, sendo ela, a instância máxima para o estabelecimento das diretrizes da Política Estadual de Cultura. Nos 3 dias da Conferência Municipal foram debatidos e levantados diversos pontos a serem trabalhados nas esferas municipal, estadual e federal. A presença dos delegados eleitos de Bento Gonçalves ajudará a levantar estes pontos na Conferência Estadual, e junto com os demais delegados dos outros municípios, estabelecer pontos que serão debatidos na 4ª Conferência Nacional de Cultura”.
Cristine Tedesco, que participou do eixo “Direito às Artes e às Linguagens Digitais”, salienta sobre a retomada dos debates públicos da área. “A recriação do Ministério da Cultura (MinC), é de extrema importância para os municípios brasileiros, seus artistas, fazedores de cultura e público em geral. Uma das ações do Minc tem sido fomentar a realização das conferências municipais, como a que aconteceu na última semana em Bento. Como Doutora em História e agora Delegada da Cultura, pretendo contribuir com a economia criativa da cidade, apresentando as demandas desse setor na Conferência Estadual de Cultura, em dezembro, e quem sabe da Conferência Nacional, em Brasília, em 2024. O objetivo das conferências é a reconstrução de muitas políticas públicas focadas na afirmação de direitos e na recuperação social, com destaque à Cultura”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares faz um balanço da 3ª Conferência Municipal de Cultura. “Foi um momento muito importante para a Cultura de Bento Gonçalves, pois vimos um engajamento do setor de debater as políticas públicas. Como vimos, estivemos imersos em diferentes temáticas em prol de do bem maior que o direito e acesso à cultura. O balanço que se faz é positivo, pois reflete um meio cultural vivo e ávido por novos projetos, por dar uma continuidade em consonância com as diretrizes nacional e estadual”.
Delegados que vão representar Bento Gonçalves na 6ª Conferência Estadual de Cultura
Sociedade Civil
Titular: Cristine Tedesco – Suplente: Eunice Pigozzo
Titular: Pedro Ramon Festa – Suplente: Jorge Luis de Oliveira
Titular: Elisa Lentes – Suplente: Ivete Todeschini
Poder Público
Titular: Cristiane Bertoco – Suplente: Elisângela Fontoura
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação – Prefeitura
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor