Escritora Martha Medeiros estará em Bento Gonçalves para um bate-papo

Cada vez mais se aproxima a 38ª Feira do Livro de Bento Gonçalves e a Comissão Organizadora está divulgando aos poucos as atividades que compõem a programação. Após a divulgação da agenda de palestras da patrona Mary Del Priore, agora é confirmada a participação da escritora Martha Medeiros no evento.

Martha Medeiros vai estar em Bento Gonçalves, no dia 10 de outubro, às 19h30, no Clube Aliança, para uma bate-papo mediado pela professora Doutora Michele Savaris, do Instituto Federal do Rio Grande Do Sul – Campus Bento Gonçalves. Na ocasião, Martha vai conversar sobre a importância da leitura, os desafios da sociedade tecnológica, as relações humanas, entre outros temas que costuma abordar em suas colunas de jornal. Após, haverá uma sessão de autógrafos do seu novo livro “Conversas na Sala”, publicado pela L&PM Editores.

Martha Medeiros conta com uma vasta obra onde transita pela crônica (gênero que ficou mais conhecida), por romances e poesia. Sua bibliografia conta com títulos famosos como “Divã” (adaptado para o teatro e cinema), “Selma e Sinatra”, “Doidas e Santas”, “A claridade lá fora”, entre outros.

Em sua nova passagem pelo município, Martha Medeiros reforça sobre a importância do livro para a sociedade e o encontro com o escritor durante o evento. “Espero que as pessoas saiam de casa para encontrar a mim e aos outros autores que participarão da Feira. E que festejem os livros. Quanto mais leitores, mais consciente é a sociedade”.

Em sua escrita, a escritora reforça o compromisso que tem com o leitor para a produção de seus textos. Nessa busca, os desafios de uma cronista é de “encontrar assuntos que sejam atraentes e abordá-los de forma comunicativa. De minha parte, procuro fazer com que o leitor não saia de mãos abanando de um texto meu”.

A professora Dra. Michele Savaris é uma assídua leitora de Martha Medeiros e destaca três obras de crônicas: “Trem-bala” (1999), “Feliz por nada” (2011) e o “Conversas na sala” (2023). Michele destaca que “suas crônicas são especialmente reconhecidas pela capacidade de expor as nuances da vida cotidiana e dos sentimentos humanos com traços de ironia e observação perspicaz. Suas obras exploram temas como o tempo, o amor, as viagens, as mudanças na sociedade e a vida moderna. São assuntos com os quais o leitor se identifica rapidamente, pois sempre o tocam em alguma medida. Nesse sentido, pode-se dizer que as reflexões que Martha Medeiros propõe por meio de seus textos literários são sempre sensíveis e bem construídas”.

Ainda, Michele coloca que sua literatura não é focada apenas no contexto feminino, já que aborda assuntos diversos. No entanto, sua obra contribui “para romper determinados estereótipos associados às mulheres. Além disso, é possível perceber a valorização de todas aquelas que, ao longo das décadas, abriram caminhos para que as mulheres de hoje pudessem alcançar espaços de acordo com os seus anseios. Vale salientar que Martha Medeiros propõe essas reflexões sem maquiar o mundo real e, também, sem perder a sensibilidade. Nesse contexto, acredito que as mulheres se sentem representadas e encorajadas diante das pressões e desafios que enfrentam em suas vidas pessoais e profissionais”.

O Secretário de Cultura Evandro Soares ressalta que “estamos muito felizes de poder contar com a participação da escritora Martha Medeiros na programação da 38ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. Ela dispensa apresentações, pois é um nome muito querido e lido pelo povo gaúcho e nacional. Martha Medeiros tem o dom de ser essa amiga que nos fala sobre a vida de forma leve e precisa. Bento Gonçalves será brindada com um momento único onde a escritora vai falar da matéria-prima de seus textos”.

Para participar do evento, é necessário efetuar uma inscrição gratuita por meio do seguinte link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaproduto.aspx?581,Bate-papo-com-Martha-Medeiros. Escolher a opção “Continuar sem login”. O comprovante de inscrição pode ser tanto impresso quanto salvo no celular, pois será exigido na entrada do evento. Além disso, a Biblioteca Pública Castro Alves, o Sesc e a Fundação Casa das Artes disponibilizarão algumas senhas impressas que poderão ser retiradas com antecedência do evento nesses locais.

Fonte / foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido