Para tratar dos desafios enfrentados pelos setores vitivinícola e olivícola do Rio Grande do Sul, os deputados Marcus Vinícius e Guilherme Pasin, ambos do Progressistas, promoveram uma audiência pública em Bento Gonçalves, durante a Wine South América, a maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina, na quarta-feira (13). Os painelistas falaram sobre contrabando, descaminho e importação irregular no setor vitivinícola e classificação e conceituação do produto brasileiro e importado na olivicultura.
Marcus Vinícius, que preside a Frente Parlamentar das Oliveiras na Assembleia Legislativa, enfatizou a necessidade de proteger e fortalecer esses setores que desempenham um papel crucial na economia e na identidade cultural do estado. Na esfera da olivicultura, o parlamentar categorizou que os consumidores têm o direito de saber o que estão consumindo para investir em sua saúde. Marcus Vinícius lidera as discussões sobre a qualidade dos azeites de oliva consumidos. O parlamentar destacou a necessidade de estratégias legislativas e regulatórias para combater as fraudes nesse setor, afirmando: “Precisamos garantir que os consumidores estejam protegidos e bem informados sobre a qualidade dos produtos que consomem.”
O deputado também destacou que o governo e entidades precisam investir para assegurar a qualidade dos produtos e a certificação. “Isso não impacta apenas o mercado e sim a saúde, a qualidade de vida das pessoas”, disse Marcus Vinicius. O parlamentar, em sua fala, garantiu o repasse de emenda parlamentar para a implantação de um laboratório de análise sensorial de azeites produzidos no Brasil.
De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, assegurou ser uma conquista histórica, “É a notícia mais importante que tivemos nos últimos anos. A nossa luta pela classificação do azeite passa muito pela solidificação desse laboratório”, disse. Fernandes também complementou: “temos certeza, que com o auxílio do repasse, nós conseguiremos mostrar à população uma classificação mais justa e mais correta”, explanou.
Como presidente das Frentes Parlamentares do Enoturismo e da Serra Gaúcha, o deputado Guilherme Pasin afirmou que a feira proporciona o ambiente ideal para o debate e a troca de informações a respeito dos setores. “O objetivo da feira é promover e fortalecer o setor vitivinícola, gerar novos negócios e efetivar a expansão do mercado de vinhos no país. Quando tratamos sobre o contrabando e a importação irregular da vitivinicultura, também robustecemos o setor e fechamos o cerco contra o crime”, esclareceu Pasin.
Vinho e Azeite
A produção de azeite de oliva na safra 2022/2023 no Rio Grande do Sul aumentou 29% em relação à safra passada. Segundo dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Instituto Brasileiro de Olivicultura, foram produzidos 580.228 litros na safra atual, enquanto na anterior foram 448.500 litros.
Como maior produtor de uva do Brasil, o Rio Grande do Sul também é responsável pela produção de 90% dos vinhos e sucos de uva do país, grande parte oriundos da Serra gaúcha.
Fonte: Agência de Notícias
Foto: Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor