Atividades realizadas nesta sexta-feira, dia 15, foram divididas entre momentos teóricos e práticos
O trabalho em prol de uma cidade ainda mais limpa e organizada é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM). Semanalmente as equipes realizam o trabalho de sensibilização referente a separação correta dos resíduos orgânicos e recicláveis dos contêineres da coleta automatizada, assim como o vidro, além de atividades voltadas a educação ambiental em escolas, em que as equipes realizam palestras com enfoque na preservação da natureza.
Nesta sexta-feira (15), mais uma ação foi feita. A equipe da Educação Ambiental realizou duas atividades com os frequentadores da Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), que conta hoje com 160 associados, entre jovens e adultos, sendo que destes, pelo menos 30 são frequentadores.
No início da tarde foi realizada uma palestra sobre separação de resíduos na sede da associação, e posteriormente uma atividade prática em conjunto com a RN Freitas. Os deficientes visuais tiveram a oportunidade de conhecer as funcionalidades de um caminhão de coleta seletiva, através do toque em cada compartimento do veículo. Na ocasião o motorista da RN Freitas, Cláudio Bandeira, esteve explicando sobre a rotina e como funciona a mecânica de um caminhão de coleta seletiva.
“É gratificante participar de uma atividade assim, porque a gente vê a alegria deles em estarem aprendendo algo ao vivo. É bacana de ver eles prestando atenção em cada detalhe, tocando no caminhão. Hoje foi um dia especial pra mim”, relata Bandeira.
Orlando Rodrigues de Oliveira é um dos frequentadores da associação e não escondeu a alegria de ter participado da ação. “Foi uma atividade muito legal, porque tivemos a oportunidade de conhecer algo diferente, de como funciona a mecânica de um caminhão de lixo. Ficamos muito alegres em ter esse momento diferente”.
O Presidente da ADVBG Cleiton de Andrade é deficiente visual há 10 anos e também ressaltou sobre a importância da ação. “Acho que todas as cidades deveriam fazer esse tipo de atividade, porque é importante saber como que funciona a rotina de quem trabalha no dia a dia nessa tarefa de separar o lixo. Na associação tentamos fazer o melhor a cada dia, e acho que cada um deixa um pouquinho de sua história de vida em cada dia. Esse trabalho em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente acrescenta muito para todos nós”.
A educadora ambiental Evanir Almeida esteve na atividade e destaca que “é muito importante e gratificante proporcionar um momento de aprendizado e reflexão com eles, em que temos também a oportunidade de conhecer um pouco sobre o que cada um pensa. Sem dúvidas são ações que fazem a diferença na vida de cada um”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor