O Painel de Produção Vinícola do Rio Grande do Sul, com dados históricos do setor, foi oficialmente lançado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) nesta quinta-feira (14/9). A apresentação da ferramenta analítica aconteceu durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho, que ocorreu em Bento Gonçalves durante a 4ª Wine South America, reunindo o setor produtivo.
O Departamento de Defesa Vegetal (DDV) da Secretaria possui o sistema de cadastro vinícola, o qual contém dados do setor desde 2004. Originalmente o cadastro iniciou no Sistema Integrado de Declarações Vinícolas (SisDeclara) e foi atualizado e melhorado sob a plataforma do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), quando em 2016 foi nomeado como Sistema de Declarações Vinícolas (Sisdevin).
“Com isto, o Rio Grande do Sul possui 19 anos de informações do setor vitivinícola, um rico e importante acervo de dados, pelos quais é possível realizar as mais diversas análises”, afirma a chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Seapi, Fabíola Lopes, que lembra que o Estado é responsável por 90% da produção de uvas, vinhos e derivados de todo o país.
A iniciativa surgiu para facilitar a visualização dos dados, por meio de painéis interativos, tendo em vista a quantidade de informações que são abastecidas mensalmente pelas mais de 540 empresas vinícolas ativas cadastradas no Sisdevin. O público-alvo para o uso dessas informações basicamente é formado por órgãos governamentais, entidades representativas do setor vitivinícola, empresários, pesquisadores, estudantes e consumidores de uvas, vinhos e derivados.
“Neste primeiro momento, estarão disponíveis no campo ‘Informações’ do site da Secretaria da Agricultura os painéis já prontos, que serão atualizados frequentemente. Ainda haverá a geração de novas informações conforme a disponibilidade dos dados”, destaca o fiscal estadual agropecuário da Secretaria, Paulo Victor Rysdyk da Silva, que ajudou no desenvolvimento do painel.
Ressalta-se ainda que todas as informações contidas nos painéis são declaratórias, sob responsabilidade dos estabelecimentos vinícolas do Estado do Rio Grande do Sul, registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária e cadastrados no Sisdevin/Seapi-RS.
Texto: Darlene Silveira/ Ascom Seapi
Foto: Divulgação Seapi
—————————————
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor