Proporcionar vivências variadas e de qualidade é um dos objetivos que a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) realiza nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs) e no CECI. Nesse horizonte, os Serviços atuam com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, auxiliando em sua formação de cidadãos. Durante o período em que ficam nos espaços, as crianças contam com diversas atividades como as oficinas que promovem capacitações e habilidades que trabalham o corpo, a mente, o ludismo, a criatividade, entre outras.
E neste ano, foram aumentadas a grade do planejamento pedagógico de atividades com novas modalidades. Até então, os Serviços tinham uma grade composta por Teatro, Dança, Jiu-jitsu, capoeira, Desenho e Canto. Agora, há a inserção de Yoga, Desenho Artístico, Desenvolvimento Humano e Relações Familiares, Ginástica, expressão corporal e movimento, Jogos Recreativos e coletivos. Materiais alternativos e reutilizáveis. Tecnologia e redes sociais e Xadrez. As oficinas vão começar no dia 11 de setembro e vão contemplar para aproximadamente 615 crianças e adolescentes, com idade entre 5 a 17 anos.
O professor de Canto, Geraldo Barine Junior, vai trabalhar uma dinâmica que inicia com teoria musical. “Pretendo começar com um pouco de teoria musical e de introdução à partitura. Ensinar por meio dela as entonações de canto, para começar a pensar junto. A música coloca um sentido na vida. É uma forma de expressão, de colocar o sentimento para fora, como ‘hoje estou triste com tal coisa, hoje estou feliz com tal coisa’. É uma forma fácil de conseguir por no papel, de incentivar a escrita, a sonoridade”.
Para a coordenadora dos SCFVs, Letícia Cemin, o Edital vai ampliar o universo pedagógico. “A gente sabe o quanto vai beneficiar essas crianças e adolescentes de nossos Serviços. Às vezes a única oportunidade que eles têm de ter uma aula de dança, de yoga, é dentro de nossos Serviços. É uma sensação de dever cumprido de podermos ampliar o leque de oportunidades que possibilita desenvolver suas habilidades e competências”.
O Secretário Eduardo Virissimo ressalta que “temos uma preocupação de cada vez mais dar oportunidades de aprendizado, de conhecimento, de educação, de valores, para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade e isso promove mais inclusão social e as potencialidades que cada um tem. O Edital proporcionou aumentar as oficinas de maneira que possam trazer um universo mais integrativo e qualificado”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor