Serão realizados serviços de esterilização de cães e gatos, exames e internação de animais de pequeno e grande porte junto ao IHVET. Solicitações deverão ser encaminhadas via Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul.
A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e a Prefeitura de Caxias do Sul assinaram na tarde desta segunda-feira, dia 11 de setembro, convênio para a realização de castração de cães e gatos pertencentes à população de baixa renda e serviços médico-veterinários para animais de pequeno e grande porte. Os atendimentos deverão ser solicitados via Secretaria do Meio Ambiente (Semma), e serão prestados pela equipe do Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da UCS, sob coordenação de Leandro do Monte Ribas, diretor do Instituto.
O convênio firmado é válido por um ano (com possibilidade de renovação por igual período) e prevê uma média de 670 atendimentos mensais – mais de oito mil anuais. Os serviços serão realizados por meio de duas unidades móveis, que atenderão às demandas em bairros da cidade, e pela equipe e estrutura do IHVET, que durante a vigência do contrato terá plantão 24h.
No evento que formalizou o convênio, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, saudou a equipe do IHVET, lembrando que o Instituto está entre os maiores complexos do Brasil voltados para a saúde animal. “Essa parceria vai além dos atendimentos médico-veterinários. Significa também um processo educativo, que será feito pela equipe por meio de abordagens orientativas junto aos tutores sobre adoção e cuidados”, destacou Rech.
Para o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, a assinatura do convênio representa uma “virada de página” em relação ao histórico da saúde animal na cidade. “Essa é uma parceria com uma instituição que é modelo no trabalho que desenvolve, uma parceria que não visa lucro, e sim, demonstra a atenção que temos com a causa animal, que por muitos anos ficou desassistida”, observou Didomenico. O investimento da prefeitura é de R$ 2,5 milhões, por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Está na lei
O convênio assinado nesta segunda-feira parte do Projeto de Lei nº 26/2023, contido no Processo nº 35/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o estabelecimento de convênio entre Prefeitura e UCS em regime de mútua cooperação. O objetivo é viabilizar serviços de plantão médico-veterinário, exames e internação de animais resgatados pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul (SEMMA). A proposta inclui a esterilização cirúrgica de caninos e felinos pertencentes a tutores de baixa renda ou que não possuam tutor, para fins de controle populacional.
Estrutura em Saúde Animal
Referência na área, a Universidade de Caxias do Sul conta com um Complexo de Saúde Animal que inclui um Instituto Hospitalar Veterinário, inaugurado em 2022; uma unidade móvel; o Zoológico da UCS, centro de recuperação e abrigo de animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos, destinados protocolarmente pelos órgãos ambientais; Escola Experimental; e interface com o Museu de Ciências Naturais, além dos lagos da Instituição e sua biodiversidade. Os espaços unem qualificação em Medicina Veterinária, prestação de serviços, pesquisa e inovação.
Foto: Bruno Zulian
ÁREA DE IMPRENSA E MÍDIAS DIGITAIS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor