Bento Gonçalves está entre os municípios do Rio Grande do Sul com Estado de Calamidade Pública reconhecidos pelo Governo Federal, nesta quinta-feira (07). A portaria foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, e já está em vigor. Ontem o Decreto já havia sido reconhecido pelo Governo do Estado.
Com a homologação, os municípios estão aptos a solicitar recursos para assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura e moradias atingidas pelo desastre.
O Secretário de Segurança Tenente Coronel Paulo César de Carvalho destaca que “é muito importante o reconhecimento, pois possibilita a busca de recursos e auxílio mais rápido. Incluímos no Sistema de Informações de proteção e Defesa Civil todas as informações e o impacto causado”.
De acordo com relatório 115 casas foram levadas pela enxurrada e 200 foram danificadas e precisam reparos e 360 pessoas foram afetadas diretamente.
Dados da Emater constam que na agricultura foram atingidos 26 hectares, com perda de 226,6 toneladas (uva, laranja, bergamota, milho, outras frutas).
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
Estado cria núcleo multidisciplinar de combate à pedofilia e ao abuso infantojuvenil no Instituto Geral de Perícias
Hospital Geral anuncia reformas estruturais e modernização de equipamentos
Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi lançam programação do Agosto Lilás