Desafio Voluntário convida para o exercício da solidariedade em Bento Gonçalves

Iniciativa da ONG Parceiros Voluntários é oportunidade para colocar em prática ações beneméritas, alinhadas aos ODS da ONU

 

O compromisso de fazer com que o voluntariado se fortaleça no município em que atua é renovado anualmente pela ONG Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves nessa época do ano. Isso porque é entre o Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto) e 05 de dezembro que ocorre o tradicional ‘Desafio Voluntário’. A iniciativa, organizada pela rede estadual da organização, incentiva a cultura do voluntariado e a realização de ações beneméritas.

Neste ano, todas as ações propostas são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para participar, a Parceiros indica a escolha do tipo de ação a ser realizada – que pode variar entre atividades em uma organização ou projeto, ações de sustentabilidade ou campanhas de doação. Os exemplos de atividades são tão amplos que vão da doação de sangue ou de alimentos à prática da carona solidária, da adoção de um animal abandonado ou do plantio de uma árvore. No site sejavoluntario.desafiovoluntario.org.br é possível conferir as sugestões e se cadastrar para fazer parte do movimento.

Em Bento Gonçalves, os interessados em voluntariar também podem entrar em contato diretamente com a Parceiros Voluntários para informar o desejo de ajudar e, assim, ser direcionado às ações que possa colaborar. “Esse movimento anual de voluntariado é muito importante, pois deixa a causa em evidência e convoca novos voluntários para fortalecer essa corrente do bem. Estamos de portas abertas para receber todos os interessados em ajudar o próximo”, reforça a coordenadora da unidade local da PV, Angélica Somensi. É possível obter mais informações pelo telefone (54) 2105.1999.

 

Exemplo para se inspirar

Voluntária desde 2019, a fisioterapeuta Aline Gabardo, de 30 anos, é uma das pessoas que ajudam a fortalecer a rede benemérita construída pela Parceiros Voluntários do município há mais de duas décadas. “Iniciei no voluntariado como uma forma de ver o mundo a partir de outras perspectivas e conhecer realidades diferentes da minha. Foi uma indicação da minha psicóloga, na época, para eu sentir que poderia tornar o dia de uma pessoa melhor”, conta.

Aline encontrou na PV um local de acolhimento para esse desejo, propício para colocar em prática o voluntariado. “Conheci a Parceiros nas redes sociais e decidi me juntar à ONG porque vi como era importante e sério o trabalho que realizam. Senti que seria a melhor forma de iniciar com o voluntariado e conhecer mais sobre as possibilidades”, relata.

Hoje, a fisioterapeuta faz parte do grupo de humanização hospitalar, destinando um sábado por mês para realizar ações voluntárias “É um trabalho de levar alegria, música e leveza aos pacientes que estão internados no hospital Tacchini e no Hospital São Roque. Percebemos o quanto podemos melhorar, por um instante que seja, o dia do paciente e do seu acompanhante que estão passando por alguma situação delicada no hospital”, destaca.

Para ela, o voluntariado assumiu uma importância enorme em sua vida. “As pessoas nos agradecem porque estamos levando alegria, mas elas não fazem ideia do quão bem estão fazendo para nós, voluntários. Já presenciamos momentos felizes, tristes, momentos de superação, pessoas que se preparam para a partida de um ente querido, entre tantas outras. Todas essas histórias e pessoas que conhecemos só nos ensinam a amar cada vez mais as pessoas e agradecer por nossas vidas”, enaltece.

Saiba mais sobre a Parceiros Voluntários

Braço social do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a Parceiros Voluntários está há mais de 20 anos auxiliando a comunidade, estabelecendo pontes entre pessoas dispostas a ajudar e quem precisa de ajuda. Para fazer parte dessa teia assistencial, basta realizar um cadastro no site da ONG (parceirosvoluntarios.org.br). A Parceiros Voluntários entrará em contato para explicar os processos e direcionar o voluntário à entidade que necessita de ajuda, que pode tanto ser oferecida na forma de patrocínio quanto na participação de ações solidárias.

Fonte: Exata Comunicação

PG

 

error: Conteúdo Protegido