Bento Gonçalves assina contrato para implantação do Programa TEAcolhe

Bento Gonçalves assinou nesta terça-feira (5), o contrato e a portaria para implantação do novo Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe, política destinada a garantir e a promover o atendimento às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento ocorreu na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, e contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza e da secretária da Saúde, Arita Bergmann. O Secretário de Saúde Gilberto Junior participou do evento.

O novo espaço localizado no bairro São Bento irá oferecer serviços qualificados para atendimento integral à pessoa com autismo, considerando os contextos social, familiar, econômico, sociodemográfico, de saúde, cultural, educacional e religioso, entre outros.

Com a implantação dos novos CAS, o paciente com TEA poderá desenvolver seu programa de reabilitação intelectual diretamente no centro, contando com os demais equipamentos da rede.

O espaço para realização do atendimento foi reformado e aguarda a vistoria do Governo do Estado para poder iniciar o atendimento. “Estamos preparando um local exclusivo para esse atendimento, para que possamos acolher também os familiares. Já contamos com a equipe especializada, estrutura e em breve poderemos iniciar o atendimento”, destaca o secretário Gilberto.

Atendimento especializado

Os Centros de Atendimento em Saúde têm acesso regulado de atendimento e avaliação de casos de TEA e contam com equipe multidisciplinar que compõe a rede do Programa TEAcolhe. O acesso ao atendimento será por meio das unidades básicas de saúde, da Atenção Primária (APS) dos municípios, que farão o encaminhamento para avaliação das equipes especializadas.

Cada serviço vai atender, pelo menos, 150 usuários por mês, com no mínimo 1.200 atendimentos e registro da produção mensal dos serviços através do Boletim de Produção Ambulatorial Individualizada (BPAi).

Informações: Ascom SES e Ascom GVC

Edição: Felipe Borges/Secom

PG

error: Conteúdo Protegido