Na última sexta-feira (25), foi realizada na Fundação Casa das Artes, a formatura da primeira turma dos técnicos de Agente Comunitário em Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) dos Municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.
O evento contou com a presença dos Prefeitos de Bento Gonçalves Diogo Segabinazzi Siqueira, de Santa Tereza Gisele Caumo e de Monte Belo do Sul Adenir José Dallé, além de secretários municipais, profissionais das unidades de saúde e familiares.
“Concluímos mais uma etapa da nossa caminhada, nos tornamos a primeira a turma a se formar. Um grande avanço para saúde do Município, foram 10 meses de curso que necessitaram de muita dedicação de todos nós. Ampliamos nosso conhecimento, hoje trabalhamos de uma forma muito mais técnica e com mais aprendizado. Muito obrigada! Podem ter certeza que a saúde dos nossos Municípios terão profissionais que farão ainda mais a diferença”, destacou a oradora Elizandra Cristina Fernandes.
O Secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Gilberto de Souza Junior, ressaltou a importância dos profissionais para saúde pública. “Momento de celebração. Vocês são a cara da saúde nos Municípios. Estão no dia a dia da população, fazendo um papel da atenção básica, atendendo as pessoas que utilizam o serviço público de saúde. Queremos cada vez mais buscar uma qualidade melhor. E fico muito contente em ver cada um de vocês aqui hoje”, disse.
Concluíram a capacitação 21 Agentes Comunitários de Saúde de Bento Gonçalves, 01 de Pinto Bandeira, 07 de Monte Belo do Sul e 02 de Santa Tereza e 07 Agentes de Combate às Endemias. O programa integra a Política Nacional de Educação para a Saúde do Ministério as Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde.
“A saúde pública está na ponta, nos bairros, e isso passa pela atenção desses profissionais: os agentes de saúde. São vocês que nos demonstram qual a prioridade de cada localidade. São fundamentais para o serviço de saúde de cada Município, conhecem as necessidades de cada cidadão. O nosso agradecimento e parabenização pelo trabalho realizado”, finalizou o Prefeito Diogo Siqueira.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
Pesquisas revelam alta biodiversidade na Reserva Biológica Dárvin João Geremia
Projeto Dança Inclusiva revela potencialidades artísticas de alunos da APAE
Mensagem do Papa Leão XIV para a 5º Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas – 27 de julho de 2025