A Câmara Municipal de Bento Gonçalves realizou uma reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social para discutir o projeto que visa utilizar um recurso de R$ 1 milhão proveniente de um convênio com o Ministério Público do Rio Grande do Sul para a contratação do Plano de Gestão e Desenvolvimento da Paisagem do Vale dos Vinhedos (PLAN-VALE). O encontro aconteceu no plenário Fernando Ferrari na noite da última terça-feira (22) e contou com a presença não apenas dos membros da comissão, mas também de representantes do Ministério Público e dos municípios vizinhos de Monte Belo do Sul e Garibaldi.
O projeto em questão teve o pedido de vistas solicitado pelo vereador Anderson Zanella (PP) em Sessão Ordinária realizada em 14 de agosto. O vereador explicou que busca sanar dúvidas a respeito do convênio, considerando que o Plano de Gestão abrange três municípios: Bento Gonçalves (com 61% de abrangência), Garibaldi (35%) e Monte Belo do Sul (5%). O vereador Zanella, que também preside a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, propôs uma reunião com representantes do Ministério Público e das cidades envolvidas no plano, a fim de alinhar os interesses e dúvidas relacionadas ao projeto.
No evento, estiveram presentes a promotora do Ministério Público, Dra. Carmem Lucia Garcia, o Subprocurador Geral da Justiça, Dr. João Claúdio Pizzatto, os presidentes das Câmaras de Vereadores de Monte Belo do Sul e Garibaldi, além dos assessores jurídicos das prefeituras, representantes do IPURB de Bento Gonçalves, o secretário-geral da AAECO e demais vereadores de Bento Gonçalves. A reunião teve como objetivo principal esclarecer dúvidas e consolidar entendimentos em relação ao convênio e ao plano em discussão.
A promotora Carmem Lucia explicou que o convênio entre o Ministério Público e o Vale dos Vinhedos teve início após a suspensão de grandes empreendimentos na região em 2022. O Ministério Público iniciou investigações sobre a regularidade dessas obras em relação ao Plano Diretor de Bento Gonçalves, além de Abordar a proteção da paisagem da região, reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. A promotora destacou a busca por uma conciliação entre a preservação da imagem do Vale e o desenvolvimento econômico da região, envolvendo as três cidades e a Secretaria de Cultura do estado.
Magda Cobalchini, arquiteta do IPURB, detalhou que o plano deverá ser aprovado pelos três municípios impactados e ressaltou que a proposta não visa engessar, mas sim enriquecer o Vale dos Vinhedos. O plano delineará áreas residenciais, rurais e de rodovias, buscando um desenvolvimento integrado e sustentável.
Após a reunião, o vereador Zanella emitirá seu parecer e o projeto seguirá para a pauta de votação no plenário da Câmara Municipal de Bento Gonçalves. Para acessar a transmissão completa da reunião, clique aqui.
Fonte e foto: Câmara de Vereadores
PG
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa