Na data que reconhece a importância de quem reserva parte da rotina para ajudar o próximo, entidade se torna referência pela rede colaborativa de voluntários construída há mais de 45 anos
Mais do que palavras, são as ações que efetivamente fazem a diferença na sociedade. O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, carrega esse propósito de reconhecer quem atua com a missão de somar positivamente à comunidade ao qual está inserido. Em Bento Gonçalves, um exemplo referencial dessa premissa é evidenciado pela Liga de Combate ao Câncer, entidade que, há mais de 45 anos, é referência no amparo a pessoas acometidas pela doença e seus familiares.
Dentre tantos exemplos de dedicação ao voluntariado, a representação do verdadeiro significado de empatia pode ser encontrada na presidente da Liga, Maria Lúcia Gava Severa. Ela está à frente da entidade desde 2009 – sempre carregando consigo uma rede de colaboradores que fazem da instituição um centro de apoio fundamental para o enfrentamento do câncer. “São mais de 28 anos como voluntária e 14 na coordenação da Liga. Ao longo desse período, fomos colecionando conquistas graças à ajuda de inúmeras pessoas – afinal, a Liga é movida por várias mãos. Somos formados por voluntários comprometidos e que assumem postos carregados de responsabilidade, pelo fato de trabalharmos com a vida. Me sinto muito honrada em estar à frente de uma entidade tão relevante em nosso contexto social”, enfatiza.
Quem faz parte dessa rede colaborativa, dentre tantas outras voluntárias, é a psicóloga Estelamaris Martini. Ela auxilia a Liga disponibilizando atendimento psicológico aos pacientes com câncer e seus familiares. “É de extrema importância reconhecer que todos aqueles que nos procuram, pacientes e familiares, estão vivenciando um difícil momento de suas vidas, e por isso precisam ser acolhidos, apoiados e compreendidos”, fala sobre seu trabalho.
O atendimento ocorre em um ambiente terapêutico, de escuta e atenção, que pressupõe apoio de forma empática – visando compreender as necessidades de cada um, reduzir a ansiedade e a depressão e proporcionar uma melhor adesão ao tratamento para a diminuição de sintomas adversos. “Acreditamos que procurar apoio seja fundamental, já que o paciente se depara com uma doença impactante, com aumento da fragilidade emocional e muitas mudanças. Cada paciente reage de uma forma quando recebe o diagnóstico da doença, podendo acontecer a fase de negação, fase de revolta, fase da depressão, fase da aceitação – nem sempre nesta ordem, mas muitas vezes com predomínio de uma fase em detrimento de outras”, explica.
Nesse sentido, o apoio psicológico é capaz de fornecer essencialmente um espaço de escuta e suporte – e o trabalho realizado voluntariamente por ela se torna ainda mais importante. “Isso melhora a qualidade de vida do paciente, favorecendo o autoconhecimento e as reflexões sobre a doença e o tratamento. Além disso, cria ações que possam manter o bem estar emocional antes, durante e após o tratamento”, destaca.
Esse e tantos outros atendimentos disponibilizados pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves são fruto do esforço e da dedicação de inúmeros voluntários, que ajudam das mais diversas formas. “Chegar ao estágio atual exigiu muito esforço e comprometimento. Sempre nos inspiramos em pessoas que buscam a Liga para procurar ajuda e pelos que enxergam na entidade a oportunidade de colocar em prática o espírito solidário que habita em cada um de nós. Neste Dia Nacional do Voluntariado, nossas homenagens serão, mais do que nunca, direcionadas a quem ajuda a construir essa trajetória tão marcante”, enfatiza Maria Lúcia.
Reconhecimento pela atuação
Às vésperas do Dia Nacional do Voluntariado, a Liga também recebeu mais uma demonstração de reconhecimento pelo trabalho referencial que realiza no município. A sede da entidade recebeu a visita do Grupo RSCOM e do Rotary Club Bento Gonçalves – Planalto para conhecer as dependências do Centro Assistencial Andressa Zietolie e oficializar a entrega de uma doação em dinheiro – compartilhada, também, com o Pelotão Curumim da cidade. “É muito importante para a Liga estar caminhando ao lado de duas entidades que compartilham a mesma visão de seriedade e boa condução de todas as suas atividades. Nos sentimos honrados em receber mais esse reconhecimento pelo trabalho voluntário que realizamos”, ressalta a presidente Maria Lúcia.
Trajetória que consolida a Liga como referência no voluntariado local
Um dos fatores que levaram a entidade a atingir esse patamar é o compromisso que assume com quem mais necessita. A Liga procura manter uma agenda ativa de visitas hospitalares e domiciliares, ajudar com passagens, gasolina e acessórios (bengalas, muletas, andadores, cadeiras de banho e de rodas e colchões) e auxiliar na compra de suplementos alimentares e cestas básicas. Outra frente importante é o zelo pelo contexto familiar. Doação de roupas, brinquedos, fraldas e soutiens especiais, oferta de artesanato e terapia ocupacional na sede da entidade e todo o auxílio psicológico e estrutural necessário para a família envolvida são atividades vistas com muito carinho pelo grupo de voluntários – e que possuem reflexo no reconhecimento pelo trabalho realizado. Também são diversas as iniciativas encapadas para conscientização da comunidade acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce de todos os tipos de câncer. A sede unificada da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves fica na Rua Ramiro Barcelos, ao lado do Hospital Tacchini. Interessados em voluntariar podem entrar em contato pelo telefone (54) 3451.4233.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor