Serviço de Atendimento Educacional Especializado promove projeto “Conhecendo meu lugar: Experiências e vivências para educação especial”

Ação foi realizada dentro do território composto pela EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves, EMEF Aurélio Frare e EMI Recanto Alviazul

A diversidade no processo educacional é uma realidade que cada vez mais ganha espaço na agenda do ensino, das mídias e da sociedade. A inclusão precisa ser debatida e efetivada para existirem oportunidades equitativas para os alunos usufruírem de uma vida escolar plena e sem preconceitos, respeitando seus limites e avanços.

A rede municipal de ensino conta com ações e atividades que promovem a educação inclusiva, além de contar com um espaço especializado que é a EMEFE Caminhos do Aprender, que atende alunos surdos e com Autismo. Ainda, Bento Gonçalves vivenciou no primeiro semestre a I Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo.

Assim, são necessários processos educacionais contínuos para proporcionar um desenvolvimento pleno de inclusão escolar e, pensando nisso, o Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) está realizando o projeto “Conhecendo meu lugar: Experiências e vivências para educação especial”, dentro da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que ocorre de 21 a 28 de agosto.

Na EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves, na Sala de Recursos, são atendidos alunos do próprio educandário e outros também que compõem o território, como da EMEF Aurélio Frare e da EMI Recanto Avliazul. O atendimento é realizado pela professora Pathi Trindade, que idealizou o projeto.

“Conhecendo meu lugar: Experiências e vivências para educação especial” visa a visitação em lugares que oferecem cultura, esporte e lazer de locais inseridos dentro do seu território, no caso da região da EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves. Dessa forma, foram escolhidos o Estádio do Clube Esportivo, o Aeroclube de Bento Gonçalves e o Parque de Aventuras Gasper. As visitas são para, no máximo, 30 pessoas e na ocasião vão ser feitas dinâmicas, atividades físicas e de recreação.

A professora Pathi Franciele Trindade Bortolotto ressalta que o projeto tem como “principal função a participação ativa da educação escolar inclusiva em instituições, lugares, parques e nas atividades que a sociedade oferece e promove. Pensando sempre em melhorar a vida do aluno, público-alvo da educação especial, este projeto vem com a temática de levar o educando além da sala de aula. Desenvolvendo várias habilidades sociais, acadêmicas, da vida diária, atividade física, linguagens; promovendo um processo inclusivo em suas localidades”.

O projeto foi feito pela professora, a partir da proposta dos 3 pilares (ou 03 eixos) do trabalho do SAEE, como comenta a psicóloga Nádia De Cesaro, pois é um projeto específico desse território, incentivar as professoras que atuam no atendimento a trabalharem com a sensibilização.

“Um dos alicerces é o atendimento em Sala de Recursos para o público-alvo da Educação Especial que é aquele aluno com deficiência, com TEA, com altas habilidades e superdotação. Outro pilar é o apoio aos professores, que abrange um leque maior de estudantes, não só os alunos público-alvo da educação especial, mas aqueles que tenham uma alguma necessidade específica na aprendizagem. E o terceiro pilar é a sensibilização da comunidade escolar. Esse projeto vem ao encontro da necessidade desses alunos em conhecerem o território do qual fazem parte, lugares que compõem o entorno da escola onde estudam”.

A professora do NID, Graciela Tramontina Poletto, acompanhou as atividades na terça-feira quando o grupo foi vistar o Clube Esportivo. “O momento vivenciado pelos alunos no Clube Esportivo foi de muita alegria. Os mesmos puderam conhecer o vestiário, vestiram a camiseta dos jogadores e ‘fardados’ foram ao campo para vivenciarem uma partida de futebol. Os jogadores interagiram com os estudantes, brincando de chute a gol e dribles. Considero uma importante oportunidade para os alunos experimentarem novos espaços da cidade, quebrando barreiras e construindo novas possibilidades”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Pathi Trindade / Divulgação

 

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