CVALE já formou mais de 1,3 mil alunos em 22 anos de atividades, e está em franca expansão com a oferta de novos cursos
As celebrações dos 30 anos de regionalização da Universidade de Caxias do Sul tiveram sequência nesta terça-feira, 22 de agosto, no Campus Universitário Vale do Caí (CVALE). Este foi o quinto evento do circuito que vai passar pelos sete Campi da UCS pela região até o próximo dia 29. As próximas cidades serão Guaporé e Canela.
Demanda da comunidade caiense e pleiteada pela Associação do Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC) no início deste século, a instituição se estabeleceu na região em agosto de 2001 e foi elevada à categoria de campus em 22 de junho de 2012. Atualmente, mais de 500 estudantes de São Sebastião do Caí e de 19 municípios da região utilizam sua estrutura, que conta com quatro cursos de graduação, um tecnólogo e os recentes mestrado em Administração e as especializações em Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado e Gestão Estratégica de Pessoas. Ao todo, o CVALE formou 1.382 alunos.
O evento celebrativo também foi de outorga do Mérito Comunitário Prefeito Hermes Webber, que presta homenagem a pessoas e entidades destaques pela promoção de ações sociais. Foram agraciados: Janete Maria Bonfanti, Clóvis Assamann, Alzir Aluízio Bach, Ronald Lopes de Oliveira, Júlio César Campani, Câmara de Citricultura do Vale do Caí, Rádio Vale Feliz, Jornal Primeira Hora e Codevarc. Ainda houve o descerramento dos quadros da galeria dos ex-diretores do Campus.
Os objetivos e metas estabelecidos com a instalação da unidade de ensino foram destacados pela diretora do CVALE, professora Cláudia Felippe Ramos. “Podemos afirmar que o objetivo traçado no ano de 2000 está sendo plenamente atingido. O desenvolvimento socioeconômico de nossa região vem sendo construído diariamente pelo trabalho árduo de todos os que atuam na busca pelo progresso local. Com este compromisso e com uma universidade comunitária que consolida nossa atuação é que colaboramos com o desenvolvimento da região”, pontuou Cláudia.
O legado do ex-prefeito de São Sebastião do Caí Egon Schneck (In memorian) foi reverenciado no discurso do atual prefeito, Júlio Campani. Schneck era o chefe do Executivo Municipal à época de idealização e fundação do CVALE. Campani também reforçou o papel da educação em formar homens e mulheres com discernimento e senso crítico.
Uma parábola alusiva aos atos de semear e colher foi escolhida pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, para sintetizar o cultivo do conhecimento ao longo dos anos. Destacou que a UCS não fez um processo de “expansão pela expansão”, mas, sim, “pelo desejo das pessoas em construírem o desenvolvimento local por meio da aprendizagem e do conhecimento”.
Rech atentou para as transformações do mundo desde a fundação da UCS e do CVALE, e deixou uma mensagem para o futuro: “o mundo mudou muito, mas nós continuamos com a mesma bandeira, de sermos um agente de transformação, que abre as portas e faz parcerias com aquilo que essa região prioriza. Qualquer instituição só permanece forte e vigorosa na história se for cultivada”.
Na esteira do desenvolvimento regional, o reitor ainda refletiu sobre qual é a missão da UCS enquanto universidade comunitária. “A missão é desenvolver as localidades onde elas estão e é isso o que nós preconizamos sempre. A tarefa é nobre, então a cerimônia da regionalização tem os componentes de amadurecimento, convite e de amor a aquilo que nós desempenhamos”, finalizou.
Foto: Bruno Zulian
Fonte: Assessoria de Comunicação – UCS
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor