Celso Lafer é Doutor Honoris Causa pela UCS

Mais alto grau distintivo de uma universidade foi concedido em cerimônia acadêmica na noite de segunda-feira, dia 21, no UCS Teatro. Lafer é a 11ª personalidade a receber a deferência nos 56 anos de história da Instituição

O lema da Universidade de Caxias do Sul (UCS), In Altum Ducit (conduz para o alto), foi evocado pelo cientista político Celso Lafer durante cerimônia acadêmica que concedeu a ele título de Doutor Honoris Causa, realizada na noite de segunda-feira, dia 21 de agosto, no UCS Teatro. A honraria, 11ª concedida pela UCS em seus 56 anos de história, foi recebida com emoção pelo doutor em Ciência Política e membro da Academia Brasileira de Letras, que em seu discurso de agradecimento também referenciou a filósofa e pensadora política Hannah Arendt, do qual foi aluno. A solenidade abriu oficialmente o 1º Congresso Internacional Direito Ambiental e Sociedade, que ocorre até esta quarta-feira, dia 23 de agosto, no UCS Teatro – veja mais informações abaixo.

Lafer disse que o título de Doutor Honoris Causa concedido pela UCS é “fruto da generosidade de meus pares e pelo qual realmente fico muito honrado, pois resultou de uma deliberação unânime do Conselho Universitário desta que é uma instituição de Ensino Superior do nosso país merecedora de orgulho, respeito e admiração”. Ao citar Hannah Arendt, Lafer lembrou que “o conhecimento, em princípio, está ao nosso alcance, pelo estudo e dedicação à pesquisa. Não é o caso do reconhecimento. O reconhecimento é um prêmio que nos é concedido pelos outros, é da natural intersubjetividade da condição humana. Daí o significado especial do título que hoje recebo, pois a UCS consolidou-se com o tempo, alcançou o patamar do reconhecimento da qualidade do seu ensino e pesquisa em diversas áreas do conhecimento”. Foi então que o homenageado evocou o lema da Instituição: “a UCS segue a matriz diretiva do seu lema, ‘conduz para o alto’! É uma instituição que tem efeito irradiador no Rio Grande do Sul, com desdobramentos em todo o país”, concluiu.

O título Doutor Honoris Causa homenageia personalidades que contribuem de modo eminente para o progresso das ciências, letras ou artes, ou têm prestado relevantes serviços à cultura e à sociedade. A concessão do título ao professor Celso Lafer foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UCS, a partir da proposição dos professores Leonardo de Camargo Subtil, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir/UCS), e Edson Dinon Marques, diretor da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas.

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, também citou o lema da Instituição para introduzir seu discurso. “Conduzir para o alto é o que queremos fazer, enobrecer a inteligência! Professor Celso, sou um entusiasta da Educação Superior, e sua presença nos engrandece”, lançou o reitor para, na sequência, sensibilizar o público da cerimônia. “Há uma beleza na inteligência, uma estética a ser contemplada nas sábias e prudentes palavras daqueles que se empenham no mundo público, nas letras e nas salas de aula. Há um exemplo a ser seguido, apreciado e reverenciado por quem assume a docência e a diplomacia como um sacerdócio, e o trabalho com responsabilidade e denodo. Há um verniz especial nas pessoas que buscam a justiça e operam o direito com retidão. É nesse ambiente da universitas que podemos e devemos chamar de mestres os verdadeiros guias e de doutores os sábios e prudentes homens e mulheres que têm a visão alargada do espírito do tempo e a humildade de saber que não sabem tudo. O conhecimento, aliado à retidão, sempre será exaltado. Só tolos não compreendem isso”, ressaltou.

Contribuições à sociedade

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Celso Lafer é Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP) e fundador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Atuou como ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões (1992/2001-2003), assim como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (1999). Entre 1995 e 1998, foi embaixador do Brasil na ONU e na OMC em Genebra, onde foi presidente do Órgão de Solução de Controvérsias e membro do Conselho Executivo da ONU em assuntos relacionados ao desarmamento, indústria e comércio. Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e membro do Conselho de Administração da Klabin. Lafer é bacharel pela Faculdade de Direito da USP e mestre e PhD em Ciências Políticas pela Universidade de Cornell.

Doutores Honoris Causa pela UCS

Celso Lafer é o 11º homenageado com o título Doutor Honoris Causa em 56 anos de história da UCS. Sete estrangeiros e três brasileiros já receberam a comenda:
– 20/12/1967: o ministro da Educação da época, o gaúcho Tarso Dutra, por sua contribuição para a instalação da Universidade de Caxias do Sul, efetivada naquele ano.
– 21/03/1975: o governador do Rio Grande do Sul, o caxiense Euclides Triches, no ano do Centenário da Imigração Italiana no Estado.
– 08/10/1975: o linguista e professor italiano Emílio Peruzzo Agnesin, primeiro estrangeiro a receber a comenda pela UCS.
– 24/10/1999: o ministro da Educação da Argentina, Manoel Guillermo Garcia Solá, em visita à Universidade, quando foram estabelecidos acordos de cooperação.
– 13/05/2003: o presidente do Uruguai, Jorge Batlle Ibáñez, também em visita à Universidade que resultou em acordos de cooperação.
– 05/09/2017: o filósofo italiano Diamante Nuccio Ordine.
– 26/09/2017: o sociólogo italiano Domenico De Masi.
– 16/11/2017: o professor de Direito argentino Miguel Armando Garrido.
– 14/12/2017: o matemático francês Jean-Claude Régnier.
– 21/11/2019: o décimo Honoris Causa foi concedido ao professor de História e Filosofia Medieval Luis Alberto De Boni, natural de Bom Jesus (RS), primeiro docente com doutorado e organizador e coordenador do primeiro curso de pós-graduação da UCS, de especialização em Filosofia.

Sobre o Congresso

Após receber o título de Doutor Honoris Causa da UCs, o professor Celso Lafer ministrou a palestra de abertura do 1º Congresso Internacional de Direito Ambiental e Sociedade, intitulada 30 anos depois – Reflexões sobre os antecedentes, as características e os desdobramentos da Declaração do Rio sobre o meio ambiente e desenvolvimento de 1992.

O congresso, que segue até esta quarta-feira, visa qualificar os processos de integração entre o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) da UCS e os pesquisadores da área jurídica de outras universidades na área do Direito Ambiental. Expandir e qualificar a imagem, nacional e internacionalmente, desse Programa de Pós-Graduação está entre as expectativas do coordenador do PPGDir, Leonardo Subtil. As inscrições para o evento, que tem vagas limitadas, devem ser feitas neste site. O Congresso será transmitido pelo YouTube da Instituição.

Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação

Fotos: Bruno Zulian

error: Conteúdo Protegido