As podas são feitas preferencialmente no período do inverno (entre maio e agosto) com critério técnico
A Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, realiza o manejo das árvores em áreas públicas (calçadas, praças e áreas verdes). As podas são feitas preferencialmente no período do inverno (entre maio e agosto) com critério técnico, de maneira a preservar o quanto possível o formato original da planta e de modo a compatibilizá-la com o espaço físico existente.
A poda preventiva de árvores em vias públicas desempenha um papel crucial na manutenção da segurança e do bem-estar das comunidades urbanas. Essa prática envolve a remoção controlada de galhos mortos, doentes, danificados ou que representam riscos iminentes, contribuindo para a segurança pública ao reduzir o risco de quedas repentinas e possíveis danos. Além disso, a poda previne acidentes, como galhos que interferem em fios elétricos e causam interrupções no fornecimento de energia.
A saúde das árvores também é beneficiada, pois a eliminação de partes doentes ou infestadas por pragas preserva seu vigor. A poda adequada melhora a aparência das árvores e aumenta a visibilidade nas vias, promovendo segurança para pedestres e motoristas. Ao direcionar o crescimento das árvores, a poda controla possíveis interferências com estruturas e infraestruturas. Isso, por sua vez, contribui para a longevidade das árvores ao permitir um crescimento mais saudável e duradouro.
Uma poda bem planejada também promove a biodiversidade urbana, permitindo que outras plantas e seres vivos prosperem.
A representante da comissão de arborização urbana, Rejane Lazzarotto, afirma que “é fundamental realizar a poda de forma responsável, respeitando as diretrizes de arborização urbana e considerando o ciclo de crescimento das árvores. Profissionais qualificados garantem que a poda preventiva seja benéfica tanto para as árvores quanto para a comunidade em geral”.
Legislação vigente
O município possui em vigor a Lei Municipal 2298 de 15/dez/1993 que disciplina a arborização urbana e conta também com a CMAU(Comissão Municipal de Arborização Urbana) que acompanha o manejo das espécies já implantadas e planeja os plantios, observando a legislação em vigor.
As podas de árvores em via pública podem ser solicitadas de forma gratuita através do BentoOuv
Página da ouvidoria https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/ouvidoria
WhatsApp: (54) 30557142.
E-mails: ouvidoria@bentogoncalves.rs.gov.br e falacidadao@bentogoncalves.rs.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor