Atividade ocorreu nesta sexta-feira com apresentação dos espaços
A rede pública de ensino cada vez mais é uma referência para a região. A Secretaria de Educação vem atuando em proporcionar um ensino de qualidade que se expressa em diversas frentes como na merenda escolar, em promover novas vivências para os alunos e na estrutura física de novos educandários como a EMI Jauri da Silveira Peixoto, localizada no bairro Zatt, e outra EMI localizada no bairro São Roque. São medidas que evidenciam um progresso que acompanha as demandas de crescimento da área.
E um dos diferenciais é o projeto pioneiro da EMTI São Roque/UCS. Desde 2022, o espaço recebe alunos dos Anos Finais com uma jornada diária de nove horas. O aluno não fica somente em uma única sala tradicional. Na escola o dia letivo é dividido em nove momentos, oito períodos e um período de descanso. Sendo que nas trocas de períodos quem troca de sala é o aluno conforme o horário de aula. Ainda, o corpo docente é formado por profissionais que possuem pós-graduação, mestrado ou estão mestrando.
Na escola tem salas temáticas de Língua Portuguesa, Matemática/Pensamento Matemático, Geografia, Artes, História, Ciências, Língua Inglesa, Musicalidade, Estufa, Sala de Jogos, Ginásio, sala de Educação Física e Sala Maker.
E nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Educação juntamente com a equipe diretiva da EMTI São Roque/UCS recepcionou e apresentou o espaço para uma comitiva de secretários de educação e assessores pedagógicos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). Na ocasião, a diretora do educandário Andreza Peruzzo realizou uma apresentação sobre a estrutura do local ressaltando aspectos como a jornada diária do aluno, transporte gratuito, merenda escolar, autonomia financeira, segurança, videomonitoramento, regras de convivência, oportunidades de projetos junto com a Universidade de Caxias do Sul, enfermaria e material do SET Brasil.
Andreza comentou sobre a visibilidade da parceria entre a Prefeitura, Secretaria de Educação e a UCS.
“Essa visibilidade ultrapassou fronteiras de nosso município e outros municípios estão enxergando as possibilidades de fazer algo parecido. A gente já vem de uma inovação desde a criação da escola em 2014 e a parceria com a UCS nos abriu mais um leque de possibilidades, por estar no ambiente universitário, podendo usufruir da estrutura que tem a oferecer. É uma riqueza para aprendizagem dos alunos e isso vai reverberar no futuro”.
A Secretária de Educação de Nova Prata, Loreni Schaeffer Tonin, teve boas impressões de conhecer a parceria.
“Vem ampliar os nossos olhares porque é um sonho. Eu acredito que como professora e como Secretária é um sonho ter uma escola assim. Vivenciar esses momentos nos espaços para que motive os alunos a não parar, a não desistir, mas a continuar para que tenha autonomia. O que a gente vê nesses espaços é um olhar que nos enche de orgulho, de otimismo e de esperança”.
Para a coordenadora do Setor de Educação da AMESNE e Secretária de Educação de Caxias do Sul, Sandra Negrini, a EMTI São Roque/UCS impactou positivamente.
“É sempre aquilo que a gente sempre almeja. A escola tem espaços amplos, ambientes organizados, a possibilidade desses alunos de estarem transitando entre diferentes espaços e, sem dúvida, o mundo acadêmico estar próximo tem todo um diferencial. É uma vantagem tanto para a escola quanto para a própria universidade para aprimorar e qualificar o seu trabalho”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi destacou sobre a troca de experiências oportunizadas pela visitação.
“Essa parceria demonstra a possibilidade que se pode levar como exemplo para outros municípios. Mostrando que possível aproximar o aluno do Ensino Fundamental da universidade. Eles estão aprendendo, construindo conhecimento num ambiente universitário, usufruindo da riqueza deste espaço. Quantas possibilidades a gente tem aqui dentro, né? Esses alunos são, com certeza, muito abençoados de estar neste espaço”.
À tarde, ocorreu no Centro Municipal de Atendimento Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA) reunião dos Secretários de Educação dos 36 de municípios da AMESNE.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE NA BR-470, LINHA 19, EM CARLOS BARBOSA
TRÊS PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA SÃO ENCONTRADAS MORTAS EM APARTAMENTO, EM RONDA ALTA
Dom José Gislon preside Missa em sufrágio pelo Papa Francisco, na Catedral de Caxias do Sul