O economista Leonardo Busatto assumiu, nesta segunda-feira (14/8), o cargo de diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Dentre suas prioridades, está a modelagem de projetos de concessão e Parcerias Público-Privadas (PPP). O evento de posse ocorreu no auditório da sede administrativa do banco, em Porto Alegre, e reuniu lideranças políticas e representantes de entidades de classe.
“Quero ampliar uma trajetória, que já se iniciou no banco, de estruturação de PPP’s, pois se trata de um caminho no qual o setor público precisa avançar”, destacou. Além da área de iluminação pública, na qual o BRDE já vem operando, Busatto mencionou as concessões de parques turísticos e saneamento básico como novas possibilidades de cooperação técnica a serem disponibilizada às prefeituras gaúchas.
Na solenidade de posse, o novo diretor citou também a atuação do banco como fomentador da inovação na região Sul. “Queremos consolidar esse papel, assim como seguir na diversificação dos fundos de captação de recursos, em especial com as instituições internacionais”, disse.
Ao agradecer a confiança do governador Eduardo Leite em indicar o seu nome para integrar a diretora do BRDE, Busatto salientou a honra de fazer parte do “maior banco regional de fomento do país, que possui uma enorme capacidade de transformar a vida das pessoas”.
“Que possamos seguir trabalhando juntos, para fazer da região Sul um lugar cada vez mais desenvolvido”, projetou o diretor-presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, também apontou o papel que o banco vem desempenhando em favor do crescimento regional. “Há um sentimento de pertencimento relacionado ao BRDE, em especial junto ao povo gaúcho, pelo apoio aos mais variados empreendimentos – no agro, em energias renováveis, na inovação –, gerando mais empregos”, destacou Polo.
O vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior saudou a posse de Busatto, que foi secretário estadual da Fazenda em sua gestão como governador. Além disso, enalteceu a contribuição do ex-diretor de Planejamento, Otomar Vivian.
Na sua manifestação de despedida, Vivian recordou os resultados históricos que o banco alcançou nos últimos anos, com recordes de operações. “Isso se deve ao maior dos ativos do BRDE, que é o seu corpo funcional”, frisou. Por fim, agradeceu a confiança do governador Eduardo Leite e do ex-governador Ranolfo.
Sobre a Diretoria de Planejamento
A Diretoria de Planejamento é responsável pelos programas de apoio ao setor da inovação (principalmente por meio do programa BRDE Labs) e pela participação em fundos de investimentos para financiar novas empresas do setor
Além de cuidar do planejamento estratégico do próprio banco, a área que será comandada por Busatto coordenará o Visão Regional 2040. O projeto é uma demanda do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) com o objetivo de elaborar estudos e estratégias para atuação regional a fim de potencializar o desenvolvimento econômico e social do Sul do país.
Texto: Pepo Kerschner/Ascom BRDE
Edição: Felipe Borges/Secom
Foto: Carolina Greiwe/Ascom BRDE
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor