O vice-governador Gabriel Souza participa, de segunda (14/8) a sexta-feira (18/8), do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, realizado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
A formação busca qualificar e engajar gestores públicos, representantes de organizações multilaterais, lideranças da sociedade civil, acadêmicos e formuladores de políticas públicas na elaboração de iniciativas voltadas ao desenvolvimento pleno das crianças, da gestação aos seis anos de idade. O gabinete do vice-governador é responsável pela formulação de iniciativas para essa faixa etária por meio do Gabinete de Projetos Especiais (GPE).
“Sabemos da relevância dessa fase para a vida das pessoas e estar aqui, com tantos líderes do mundo e especialistas no tema, vai nos ajudar ainda mais no cumprimento da missão de desenvolver políticas públicas estratégicas para esse período tão importante da vida”, destaca Gabriel.
Ele é uma das 40 lideranças indicadas a participar da formação, realizada pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) em parceria com a faculdade de Harvard e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). A participação de Gabriel é custeada pelo núcleo. Entre as atividades previstas estão debates sobre estudos de caso, compartilhamento de experiências, análises de indicadores e visitas técnicas.
“Até sexta-feira, teremos uma imersão que reúne conhecimento científico, casos de sucesso, tendências e atividades práticas sobre o desenvolvimento e a qualificação de políticas e programas para a primeira infância. É uma oportunidade ímpar, que certamente nos auxiliará na melhor tomada de decisão e no correto uso dos recursos para a criação e a execução de iniciativas voltadas às crianças”, detalha o vice-governador.
Ações pela primeira infância
O governo do Estado apresentou este ano uma série de novas ações pela primeira infância gaúcha. Entre elas, o investimento de R$ 1,6 bilhão na área em 2023, a elaboração de um painel interativo com indicadores de cinco aspectos relacionados à faixa etária, os quais serão norteadores para a construção de políticas públicas, e a ampliação do número de municípios que aderiram ao programa Primeira Infância Melhor (PIM), que estará presente em 94% do território gaúcho (467 municípios) a partir de setembro.
Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edução: Rodrigo Toledo França/Secom
Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor