“A menina da Startup” foi escrito juntamente com Kadígia Faccin e Kézia A. Teixeira
As histórias sempre foram fonte de referência de diversas ações e atividades que atravessaram suas páginas e palavras. Muitas vezes, nelas encontra-se inspiração para projetar na realidade formas de auxiliar o futuro, gerando uma correspondência imediata, pois entre a imaginação e a realidade existe um lugar chamado Literatura que dialoga com assuntos diversos, independente de sua época e para todas as idades.
Neste horizonte, tem-se um leque de possibilidades como demonstra a criatividade e a visão da aluna de 1º ano da EMEF Floriano Peixoto, Paola Morini.
Sua mãe, Cyntia Kuffel, fala sobre como surgiu a história do livro. “Partiu tudo de uma forma bem descontraída, junto com a madrinha dela, e tomou uma proporção muito grande que não esperávamos. Partiu de um projeto social de extrema importância. Estamos muito, muito felizes. A construção do livro foi feita através de perguntas com a Paola de como ela gostaria de fazer para ajudar o mundo. E a ideia dela que está sendo contada no livro onde cria uma máquina que retira o lixo do mar e transforma em roupas e calçados para pessoas que não tem o que vestir”.
Dessa troca de ideias surgiu a obra “A menina da Startup”, que foi coescrito a seis mãos por Paola Kuffel Morini, Kadígia Faccin e Kézia A. Teixeira e ilustrações de Tatiana Dolgova. A obra conta a história de uma menina, Paola (inspirada na própria aluna), que descobre o que é uma startup e é apresentada para alguns conceitos vinculados ao mundo de inovação, apresentando uma alfabetização de crianças com vocabulário do mundo dos negócios, especialmente aqueles ligados a inovação e empreendedorismo.
A pequena Paola quando criou o livro queria passar a mensagem de que “gostaria que as crianças também criassem uma startup e que as pessoas fossem cuidadores do mundo”.
De acordo com Kézia A. Teixeira, o livro dialoga com a modernidade trazida pela revolução tecnológica.“Em ‘A menina da Startup’ são apresentados os conceitos de ‘Startup’, ‘Protótipo’, ‘Investidor Anjo’, ‘Pitch’ e ‘Ideação’. O livro ajudará a despertar o espírito e a criatividade empreendedora em crianças com menos de 10 anos. A obra também é uma oportunidade para que pais e educadores possam conceber atividades de ideação e prototipagem em sala de aula, inspirando crianças para a identificação de problemas em suas comunidades e pensando possíveis soluções, desenvolvendo o senso crítico e criativo”.
E o livro gerou ações que vão ser empreendidas na EMEF Floriano Peixoto onde vai ocorrer uma capacitação para turmas de 1º e 2º ano, com um total de 37 alunos, com jogos e mostra de startups no educandário no início de dezembro, pela Inova&Cria, especializada em Educação Empreendedora e propriedade de Kadígia Faccin e Kézia A. Teixeira.
A empreitada tem como objetivo: “Alfabetizar as crianças com vocabulário do mundo da inovação e empreendedorismo, despertar o espírito e a criatividade empreendedora em crianças com menos de 10 anos e treinar professores para que inspirem seus alunos e os oriente a identificar problemas em sua comunidade e pensar possíveis soluções, desenvolvendo o senso crítico e criativo”, pontua Kézia.
A diretora da EMEF Floriano Peixoto, Michele Rodrigues dos Santos ressalta sobre os benefícios que a ação vai trazer para os alunos. “O projeto que será desenvolvido com as turmas está alinhado com a BNCC, e prevê que as crianças coloquem a mão na massa, e criem uma solução para um problema existente, a partir da criação de uma start-up. A participação dos estudantes em cada uma das etapas do projeto, que vai desde o levantamento de uma problemática até a criação de uma solução, contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e reflexivo, além de mobilizar o trabalho em equipe e a busca de solução para diferentes situações problemas”.
A diretora ainda destaca sobre a inspiração que o livro gerou. “Para nossa escola é uma honra ter a oportunidade de experimentar uma proposta metodológica que foi desenvolvida com tanto cuidado, e que conta com a participação especial de nossa aluna Paola, protagonista do livro e que tanto contribuiu para a criação do projeto. Estamos bem entusiasmados com a proposta!”.
Como se pode adquirir o livro: Direto pelo site da editora: https://www.livrariaatlantico.com.br/pd-950c04-a-menina-da-startup.html?ct=2d14d3&p=1&s=1
Instagram: @inova_e_cria
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul