Estoque baixo: banco de leite ama Tacchini acende sinal de alerta

Localizado no segundo andar do Hospital Tacchini,  o Banco de Leite Humano AMA Tacchini entrou em estado de alerta nos últimos dias devido à diminuição dos estoques de leite materno. Atualmente, apenas pouco mais de 13,2 litros estão disponíveis para utilização, o que é capaz de alimentar os bebês da UTI Neonatal do hospital pelos próximos 12 dias.

A redução dos estoques ocorre devido a uma combinação de fatores, incluindo a queda no número de doadoras e o aumento da quantidade de leite necessária para atender integralmente todos os bebês da UTI Neonatal.

Desde que abrimos as portas do Banco de Leite AMA Tacchini, há mais de 2 anos, registramos apenas dois casos de enterocolite necrosante, que é a principal doença ligada à dificuldade de alimentação dos bebês. Esse dado já mostra o quanto cada gota de leite materno contribui para o crescimento e desenvolvimento saudável dos recém nascidos”, descreve a coordenadora do Banco de Leite, Danusia Capoani.

Quem pode doar

Toda mulher em período de amamentação é uma potencial doadora de leite. Para contribuir ou para buscar mais informações a respeito do Banco de Leite Humano Ama Tacchini, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303, pelo email  bancodeleite@tacchini.com.br ou pelo WhatsApp (54)99237-1842. O espaço funcionará todos os dias, das 8h às 18h.

Para doar, as mães sequer precisam sair de casa. Além da parceria com o Corpo de Bombeiros, que realiza a coleta domiciliar em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, o Hospital Tacchini busca doações de mães de outros municípios da serra gaúcha com recursos próprios.

III Simpósio de Aleitamento Materno

Uma das iniciativas que buscam trazer luz ao assunto foi a realização do III Simpósio de Aleitamento Materno do Tacchini, que ocorreu na tarde da última sexta-feira, 4 de agosto. O evento reuniu mais de 50 estudantes da área de saúde que aspiram atuar no cuidado materno-infantil, bem como profissionais que já desempenham um papel ativo nessa área.

A programação do simpósio, que fez parte da programação do Agosto Dourado, teve início às 13h30 e contou com três palestras abordando diferentes aspectos do aleitamento materno. Durante o evento, foram realizadas duas palestras e uma mesa redonda com profissionais, que compartilharam experiências e conhecimentos capazes de multiplicar a cultura de doação de leite na região.

Fonte: Imprensa Tacchini

PG

error: Conteúdo Protegido