A avó ou o avô são figuras essenciais numa família. São a base de toda uma geração, fonte inesgotável de conhecimento, segurança e amor. Sua presença expressa uma profunda ligação com seus descendentes, e atenta a essa ligação a EMI Raio de Sol promoveu no decorrer do mês de julho uma atividade que homenageasse as avós/avôs aliado a contação de histórias e a confecção de um livro de receitas dos alimentos preferidos de seus netos, alunos do educandário.
E os ingredientes não podiam ser, de início, mais lúdicos. A EMI Raio de Sol começou com a contação de histórias “O chá das maravilhas”, de Léia Cassol. As turmas de jardins convidaram os seus avós para passarem uma manhã na escola, os quais também participaram da hora do conto e aproveitarem as suas companhias. O momento envolveu mais de 80 vovós/vovôs.
“Nessa vivência, os avós/avós trouxeram uma mudinha de seu chá favorito e juntos realizaram uma plantação repleta de carinho e cura, com garrafinhas pet. Todo esse movimento caminhou em consonância com o nosso projeto norteador: ‘Eu, nós e a natureza’ que traz em seu bojo um viés de sustentabilidade e respeito à natureza”, destaca a vice-diretora Paloma Milani Giordani.
Deste encontro surgiu um tema de casa. As avós escreveram as receitas preferidas de seus pequenos.
“Nesse movimento, já que a atividade foi repleta de sentido e memórias afetivas, unimos as receitas da grande família EMI Raio de Sol e com elas compiladas, enviamos o ‘Caderno de Receitas das Vovós’, de forma virtual, para os grupos das famílias no WhatsApp. Afinal, os avós de hoje em dia também estão conectados ao mundo digital. Desta forma, integramos, mais uma vez, família, escola e comunidade!”, ressalta a diretora Vânia Heloísa Carraro Zan.
Ainda, Vânia expressa a gratidão em poder contar com os avós ou as avós em diversos momentos.
“A atividade sobre as avós foi pensada como uma forma de agradecer todo cuidado/dedicação que essas vovós/vovôs têm, pois em muitas ocasiões, são o socorro das mamães num momento em que os pequenos precisam de uma atenção especial. Seja quando estão doentes, seja pra virem buscar na escola e quando os papais estão no trabalho. Por isso não poderíamos deixar passar em branco essa data”.
A culminância da atividade ocorreu na terça-feira 1º de agosto com a presença da Secretária de Educação Adriane Zorzi e adjunta Adriana Razia. No momento foi entregue o livro impresso “Caderno de Receitas das Vovós” para ambas.
De acordo com a Secretária Adriane, “os avós são personagens mágicos na vida e no imaginário das crianças. Valorizá-los e levá-los até a escola mostra a importância de respeitar as diferentes fases da vida do ser humano, juntamente com a experiência que acumularam com o tempo. Foi maravilhoso observar cada criança enquanto participavam da história e contando como foi escrever uma receita com suas vovós para a confecção do livro”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor