O projeto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) de ampliação da rede de estações automáticas para o monitoramento agroclimático e desenvolvimento de produtos específicos para o setor agropecuário do Rio Grande do Sul segue ativo. Na semana passada, foram instaladas mais três estações meteorológicas: em Uruguaiana, Alegrete e São Francisco de Assis, totalizando 58. As últimas 28 foram com recursos do Programa Avançar. “A ideia é aumentar cada vez mais o número de estações até o fim do ano, entre 25 e 30. E, no início de 2024, concluir esse trabalho, totalizando 100, com as já existentes”, explica o meteorologista e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) da Seapi, Flavio Varone.
Ele conta que, a partir de setembro, com a parceria do Comitê Gestor Estadual do Plano ABC+RS, serão instaladas mais duas em áreas com plantios. “Estamos planejando instalar uma em Cacequi, em propriedade que atua com sistema silvipastoril, e outra em uma área que trabalha com a cultura da erva-mate em Ilópolis”. E o objetivo é expandir esse experimento para outras culturas. Já estamos vendo com a da oliveira”, adianta Varone. “Mas uma novidade é que pretendemos instalar também, até outubro, em algumas escolas técnicas agrícolas, para servir de apoio às atividades e estudos dos alunos”.
“Queremos expandir cada vez mais esses dados no local dos experimentos e tirar dados agroclimáticos de onde está saindo o produto, dentro de uma propriedade, de uma área de lavoura, de plantio de alguma cultura, para melhorar a produção”. Conforme Varone, para o Simagro, que gera índices agroclimáticos, isso é “extremamente importante, porque vamos conseguir fazer os índices com os dados efetivos do local”.
Sobre o Simagro
O projeto Simagro-RS visa estabelecer uma relação de proximidade com o setor agropecuário do Rio Grande do Sul, onde a Seapi fornece a estação, e o produtor entra com uma estrutura para fixação do equipamento e internet para envio dos dados coletados.
O produtor/parceiro acessa os dados da sua propriedade num aplicativo gratuito, e as informações de todas as estações são disponibilizadas no site simagro.rs.gov.br.
Saiba mais sobre o Simagro-RS: https://www.agricultura.rs.gov.br/simagro-rs
Texto: Darlene Silveira
Fotos: Divulgação/Seapi
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA