Programação no sábado, 5 de agosto, no Campus-Sede, terá bênção especial aos animais concedida pelo frei Jaime Bettega. Dedicado à promoção da saúde animal, IHVET potencializou qualificação profissional e prestação de serviços em Medicina Veterinária
O Instituto Hospitalar Veterinário da UCS (IHVET), inaugurado em 2022 como um dos maiores complexos de saúde animal do Rio Grande do Sul, completou um ano de atividades no dia 8 de julho. A comunidade está convidada a celebrar o aniversário neste sábado, 5 de agosto: a proposta é reunir tutores, pacientes e equipe, que receberá o público das 14h às 16h com brindes e informações sobre os serviços prestados. Durante a programação, em frente ao Instituto, no Campus-Sede, o frei Jaime Bettega concederá bênção especial para os animais. Em caso de chuva, o evento será transferido para nova data.
Evolução nos cenários acadêmico e de serviços
Em um ano de atividades, o objetivo do Instituto Hospitalar Veterinário de potencializar a qualificação profissional aos acadêmicos e a prestação de serviços à comunidade se verifica com impactos amplificados. No cenário acadêmico, como laboratório, o contato com as rotinas oportuniza ainda mais vivências para o desenvolvimento de habilidades e competências clínicas, em análise clínica e cirurgia animal. “O grande ganho é a formação integral dos nossos estudantes, já que o ensino e o serviço são indissociáveis na Medicina Veterinária”, celebra o professor Leandro do Monte Ribas, diretor do IHVET. E essa experiência se estende para outros cursos de graduação, como Farmácia, Biomedicina e Radiologia, que ali encontram campos de estágio.
No âmbito de serviços, o docente constata o atendimento ao propósito enquanto unidade hospitalar, “de agregar valores da região e também de fora dela com foco na promoção da saúde animal”. Isso se dá a partir de atendimentos especializados nas diferentes áreas da profissão, com recursos humanos e tecnológicos para fins diagnósticos e terapêuticos a serviço da comunidade. Também, como ambiente de cooperação entre os profissionais da área – que encontram no Instituto espaço para desenvolver seu trabalho, ou que prestam serviços especializados ao IHVET.
Para além da iniciativa privada, o movimento colaborativo alcança o setor público a partir de convênios que visam contribuir às políticas públicas de saúde animal e, consequentemente, à saúde humana, considerando a prevenção de doenças zoonóticas.
Estrutura e Serviços
O IHVET está sediado no bloco 46 do Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul, contemplando as instalações dos blocos 47 e 56. Modelo em saúde animal, a estrutura consiste em um ambiente hospitalar qualificado para a formação profissional integral e a prestação de serviços, sediando atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A inovação, contemplada em técnicas e equipamentos, é motriz de avanços contínuos: em breve, a oferta do exame de tomografia computadorizada pelo Instituto agregará ao escopo e qualidade de diagnósticos na região metropolitana da Serra Gaúcha. Outro projeto é a implantação de exames de diagnóstico molecular com foco em algumas doenças.
Centro de referência na área, com atendimento particular por agendamento e pronto-atendimento, contempla diversas especialidades, entre atendimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e práticas laboratoriais voltadas aos animais, com enfoque em cães e gatos. Além do atendimento aos pets, os locais abrigam intervenções clínicas e cirúrgicas de animais silvestres em apoio ao Zoológico, sob demanda de órgãos públicos ambientais, e de bichos de estimação não-convencionais.
Complexo em Saúde Animal
O IHVET agrega ao complexo em saúde animal da UCS que inclui uma unidade móvel; Zoo; Escola Experimental; e interface com o Museu de Ciências Naturais, além dos lagos da Instituição e sua biodiversidade. Os espaços unem qualificação em Medicina Veterinária, prestação de serviços, pesquisa e inovação.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Fotos: Bruno Zulian
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor