Bento Gonçalves gerou 934 vagas de trabalho no primeiro semestre do ano

Números apresentados pelo OECON do CIC-BG mostram empregos em nível estável em junho

Mesmo com saldo negativo nas contratações da indústria em junho (-77), os demais setores econômicos de Bento Gonçalves fecharam o mês no azul e mantiveram a geração de empregos em níveis estáveis. Com grande contribuição do comércio, setor que mais empregou com 58 vagas, o município gerou 14 postos de trabalho no mês, de acordo com o mais recente boletim do Observatório da Economia do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG).

O setor de serviços, com 29 empregos, e a construção civil, com saldo três, também somaram para manter a performance positiva e ajudaram o município a fechar o primeiro semestre do ano com a geração de 934 oportunidades. “Mesmo com desempenho 15,9% inferior ao mesmo período de 2022, o município obteve o 13º melhor desempenho no Rio Grande do Sul”, observar o autor do boletim, Fabiano Larentis.

Já no acumulado de 12 meses, Bento Gonçalves gerou 857 empregos, tendo como principal contribuição o setor de serviços (581), seguido pelo comércio (185). Embora positivo, o número é pouco mais da metade do registrado em igual período de 2022 (1.529).

O boletim, criado a partir dos dados do Novo Caged e do Sinac, mostra também que Bento Gonçalves registrou, em junho, seu maior contingente de trabalhadores formais, atingindo 49.070 postos. O setor de serviços lidera como maior empregador com 19.338 empregos. O volume de MEIs, por sua vez, fechou em 12.131 em junho.

Outras análises, com dados do Estado e do país, podem ser lidas no documento anexo.

Fonte: Exata Comunicação

PG

error: Conteúdo Protegido