Mais de 200 mil fiéis se juntaram num coro de vozes para cantar: “Há pressa no ar”, hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 e, assim, dar início à 37ª edição, em Lisboa, capital de Portugal, na terça-feira, 1º de agosto. A Missa de abertura foi presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente e o evento segue até o próximo domingo, dia 06.
A delegação de mais de 40 pessoas de diversas cidades da Diocese de Caxias do Sul esteve presente no Parque Eduardo VII, chamada de “Colina do Encontro”, para a Missa de abertura. Os jovens estão espalhados pela região metropolitana de Lisboa e se preparam para receber o Papa Francisco, que chega a Portugal nesta quarta-feira, 02 de agosto, com a cerimônia oficial de acolhida pelos jovens marcada para o final da tarde da quinta-feira, dia 03, no Parque Eduardo VII.
Segundo a organização do evento, 354 mil peregrinos finalizaram a inscrição para a JMJ. São mais de 5 mil brasileiros no evento que espera a participação efetiva de mais de 1 milhão de católicos até o dia 06. “Nós, jovens, nos levantamos e partimos apressadamente ao encontro, como fez Maria. Ao encontro de outras juventudes, ao encontro do Papa. É o mundo inteiro que se une e encontra aqui. É um exemplo para nós, para que criemos cada vez mais essa cultura do encontro, como nos pede Francisco”, salienta o seminarista Eduardo Cantelli.
A Jornada tem como lema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, (Lc 1,39). A delegação da Diocese é composta por pessoas das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Antônio Prado, Nova Bassano, Nova Araçá, e Carlos Barbosa, dentre eles, os seminaristas da etapa da Configuração (Teologia), um diácono e cinco padres diocesanos, além de frade capuchinho. Entre os padres, o assessor do Setor Juventude, Gustavo Predebon.
Fonte: Comunicação – Diocese de Caxias do Sul
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor