JMJ Lisboa 2023: mais de 67,5 mil jovens participaram dos Dias nas Dioceses, em preparação à Jornada

A um dia do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, a organização fez um balanço sobre a Peregrinação dos Símbolos, que percorreu as 21 dioceses e paróquias de todo o país, bem como dos Dias nas Dioceses (DND), encontro de jovens de todo o mundo que antecipou a JMJ Lisboa 2023, e que aconteceu em 17 Igrejas locais. recebeu mais de 67,5 mil peregrinos provenientes de todo o mundo, de 26 a 31 de julho.

Os números foram divulgados durante coletiva de imprensa, às 12h30min da segunda-feira, 31 de julho, no Media Center, com a presença do cardeal patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, e do responsável pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, padre Filipe Diniz.

Da Europa, os peregrinos eram provenientes de países com tradição na JMJ e que já receberam este grande encontro com o Papa, como Espanha, França, Itália, Polónia, a Alemanha, mas também da Estónia, Bélgica, Lituânia, Luxemburgo, Grécia, Reino Unido e Escócia. De África destacou-se a participação dos Países Lusófonos, como Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, mas viajaram também do Brasil e de Timor-Leste. América, Ásia e Oceânia, são outros continentes de onde viajaram jovens, que trouxeram a multiplicidade de línguas e culturas e também ritos cristãos, representados por países como Arábia Saudita, Bahrain, Cazaquistão, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Filipinas, Polinésia Francesa, Honduras, India, Iraque, Jamaica, Malásia, Mauritânia, Nepal, Panamá, República Dominicana, Rússia, Turquemenistão, Venezuela e Zimbabué.

Entre eles, estiveram 24 pessoas do Grupo Crescer da cidade de Garibaldi, na Diocese de Caxias do Sul. Eles vivenciaram os DND na Diocese de Leira-Fátima, mais especificamente na Paróquia da Maceira. “Um tempo da graça de Deus, onde recebemos acolhimento de famílias, pudemos conhecer mais sobre a cultura e os costumes deste povo e celebrar a unidade da Igreja”, destaca o coordenador do grupo, Daian Chisini.

A Diocese do Porto recebeu mais de 16,5 mil peregrinos, a de Coimbra mais de 14 mil, no território de Leiria-Fátima ficaram 7,5 mil participantes, enquanto os Comités Organizadores (COD) de Braga e de Aveiro acolheram, respetivamente, 7mil e 5 mil peregrinos, que ficaram em famílias de acolhimento ou em paróquias, em alojamentos públicos.

Cada diocese desenvolveu um programa de atividades com os peregrinos centrado em cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio, para proporcionar aos jovens uma experiência eclesial de partilha de fé e do ser Igreja, nos dias anteriores à JMJ Lisboa 2023.

Peregrinação da Cruz e do Ícone de Maria

Sempre com o envolvimento da população, em Portugal continental os símbolos percorreram de carro mais de 40 mil quilómetros – o que corresponde a uma volta ao mundo. Nos Açores e Madeira a peregrinação contou com o apoio da Força Aérea para voar para todas as ilhas dos dois arquipélagos, percorrendo milhares de milhas aéreas. Os símbolos estiveram também em Angola onde, ao longo de 40 dias, percorreram nove dioceses do país, o que representou um total de 4.000 quilómetros; na Polónia, onde percorreram 7.500 quilómetros em 10 dias; em Espanha, os símbolos em 50 dias percorreram 14.000 quilómetros. No total, a peregrinação dos símbolos fez o equivalente a duas voltas ao mundo.

Envolvendo milhares de jovens, a peregrinação dos símbolos marcou pela mobilização da população nos diferentes territórios por onde foi passando, representando, nas palavras do Diretor Nacional da Pastoral Juvenil e coordenador da Peregrinação dos Símbolos e Dias nas Dioceses padre Filipe Diniz, “a motivação e a alegria de uma Igreja Viva e Transformadora e um tesouro que o Papa deixou à Igreja portuguesa “.

Sobre a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por São João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem sido um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). No dia 27 de janeiro de 2019, na conclusão da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Panamá, foi anunciado que a escolha do Papa Francisco para seguinte edição da Jornada Mundial a Juventude seria Lisboa. A JMJ Lisboa 2023 vai decorrer entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023, sob o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – Lc 1, 39.

Foto © José Prado / JMJ Lisboa 2023

Fonte: Comunicação / Diocese de Caxias do Sul

PG

error: Conteúdo Protegido