Cada vez mais a 38ª Feira do Livro de Bento Gonçalves está anunciando suas atrações. Nesta quarta-feira (26), a Comissão Organizadora do evento apresentou que o Escritor Homenageado é Geraldo Farina.
Na ocasião, participou o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, o Secretário de Cultura Evandro Soares, a Secretária de Educação Adriane Zorzi, o gerente do Sesc Jaques Fachineli, representantes da 16ª CRE, e a bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves Paula Porto. Além dos familiares do homenageado.
Diogo Farina, filho do escritor e maestro, ressalta que representa “a coroação de uma trajetória, a coroação de uma dedicação à literatura, do amor à família e tudo o que esta família pode construir neste município. Significa em nesta época em específico representa uma coroação de todos este trabalho, desta caminhada”.
Farina destacou que “sinto-me imensamente feliz, honrado, comovido. Tentarei representar muito bem o município de Bento Gonçalves que me acolhe, acolhe a minha família, e aqui a gente realmente construiu a história de nossa família. Muito, muito honrado! Só tenho a agradecer!”.
O diretor do Sesc Jaques Fachineli destaca sobre o momento de revelação do Escritor Homenageado. “Principalmente pelo fato estar muito ligado ao tema da Feira do Livro com o escritor escolhido. E consequentemente o aceite o Geraldo Farina fez com que todos ficassem muito felizes. Percebeu-se a honra e a comoção com ele e toda a família receberam. Estão muito felizes pelo momento de ser homenageado e poder em outubro, trabalhar, viver a Feira do Livro de Bento Gonçalves. Nos auxiliar nesse processo de motivação e estímulo a literatura, a leitura e ao livro”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares enfatiza sobre o legado do Escritor. “O escritor, maestro e professor Geraldo Farina é uma celebridade da cultura de Bento Gonçalves. Ele representa a etnia italiana, o canto coral, a educação, mas sobretudo traz consigo o ato de escrever: contar as suas memórias, preservar o nosso patrimônio imaterial através das suas obras lançadas. Tenho certeza que toda a comunidade de Bento Gonçalves tem um carinho enorme por ele porque dentro da sua simplicidade e de sua grande sabedoria conseguiu deixar um importante legado. É uma grande honra tê-lo como Escritor Homenageado”.
Para o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira “é uma homenagem ao maestro, ao escritor e também o reconhecimento por essa trajetória incrível que o Farina vem construindo com sua família”.
A 38ª Feira do Livro ocorre de 04 a 15 de outubro, na Via Del Vino, e é realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio RS – Sesc e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.
Sobre Geraldo Farina
Geraldo Farina nasceu Ibiariaias (RS) e é maestro e escritor. Aos dois anos, passa a residir em Nova Prata e com 12 anos ingressou no Seminário dos Padres Capuchinhos em Nova Prata, Ipê e Vila Flores. Regressou a Nova Prata e se casa com Leniz Sostizzo, em 1974. Da união, tem quatro filhos, Marcus, Diogo, Cassiano e Camila.
É pós-graduado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, professor e pesquisador além de realizar diversos cursos de Regência Coral em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Regeu em Bento Gonçalves os corais Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Hospital Tacchini, entre outros.
É autor dos livros “Histórias de Nova Prata”, lançado em 1986; “Memórias do cotidiano”, de 1987; “Reencontro”, de 1989; “Ricordi taliani”, de 1990; “Histórias de Veranopólis”, de 1992; “O vigor da canção popular italiana”, de 2015; “Caminhos de Pedra: 30 de história”, de 2023; “Família Prescendo: Uma história em construção”, no prelo, além de participar de antologias e edições conjuntas.
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco