EMI Toque de Carinho: projeto norteador traz a sustentabilidade pelas mãos das avós em Bento

As vovós podem ser as precursoras da sustentabilidade? Pelo projeto norteador da EMI Toque de Carinho, localizada no bairro Zatt, em Bento, a ligação pode ser muito significativa. A avó é uma figura essencial nas relações familiares, através das gerações. Elas expressam um porto seguro e são exemplos de vida. Com base nessa figura, o educandário criou o projeto “Na Casa da Vovó”.

Atualmente, o educandário atende 130 alunos com idade de 0 a 3 anos e conta com nova direção. Para trabalhar as ações e atividades ao longo do ano, a EMI Toque de Carinho partiu da ideia de acolhimento, como fala a diretora Letícia Milan sobre esse sentimento. “Eu quero me sentir acolhida, como a escola tem que acolher a comunidade, as crianças, as famílias. Nada melhor para o acolhimento do que a casa de uma vó. Pelo menos eu tenho essa lembrança da minha infância, adolescência e até da vida adulta”.

A partir disso, estabeleceu-se um diálogo com o projeto da Secretaria de Educação, “Rumo à sustentabilidade: espaços inteligentes em evolução”. Unindo práticas simples efetuadas pelas avós com a emergência de se construir uma realidade voltada a uma consciência mais sustentável, fomentadoras de um amanhã mais engajado com a causa ambiental.

Letícia destaca que a figura da vó tem tudo a ver com a sustentabilidade. “As avós reaproveitavam as coisas, era tudo feito em casa, não tinha essa facilidade do consumo. Um exemplo que podemos citar era o calçado. Era utilizado até acabar. A avó remete à hortinha, ao reaproveitamento dos materiais, ao potinho de margarina para guardar a comida dentro da geladeira, à ideia do brechó, de uma roupa passar de um para outro. Isso pensando em melhorar a vida da família”.

Dessa forma, foi criado um planejamento de ações e atividades que costura os temas apresentados pelo projeto norteador, tais como: grupos de pais e avós para falar com a comunidade escolar sobre compostagem, organização da horta escolar, ação de coleta de óleo de cozinha usado, confecção de sabão, realização de chá dos avós, organização de espaços físicos de brincar que remetam à casa da vó, entre outras.

Ainda, a EMI Toque de Carinho adquiriu um biodigestor que vai reaproveitar o material orgânico e vai voltar como gás de cozinha e como adubo para a horta. A próxima etapa é a montagem do biodigestor que foi um projeto realizado entre o Sicredi e o Conselho de Pais e Mestres do educandário.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressalta que “falar em sustentabilidade, do ponto de vista social, é também falar de convivência e relações intergeracionais saudáveis. Nessa perspectiva, as ações do projeto convergem para a valorização da figura do idoso e dos seus saberes e para a desconstrução de alguns estereótipos que permeiam as representações ligadas às pessoas idosas. Nesse sentido, o processo de envelhecimento pode ser progressivamente melhor compreendido e vivido em nossas escolas e comunidades”.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido