Em abril o Gabinete da Primeira-dama de Bento Gonçalves deu início às atividades do Projeto Transformando Vidas. Neste ano os encontros ocorrem no SENAC, local onde irão realizar também o curso do programa Jovem Aprendiz. Pelo menos 30 adolescentes participam do projeto desde o início. As aulas ocorrem quinzenalmente, das 14h às 16h. Destes jovens, 15 já foram empregados.
Na última terça-feira (18), iniciou uma nova etapa, na qual os jovens iniciam a preparação para as capacitações, que ocorrem até final de setembro. Para este novo momento, o Transformando Vidas conta com o apoio do Sindilojas Jovem que, buscando desenvolver uma ação beneficente, inscreveu o Projeto de Capacitação para os adolescentes no Fundo Social do Sicredi, no qual foi contemplado. O Senac será o órgão executor desses cursos.
A estudante Shaiene Clen de Paula Ribas, 16 anos, está empregada desde o último mês e comentou sobre essa nova etapa da vida. “Estou bem feliz, aprendendo bastante com os meus colegas de trabalho que me ajudam muito a evoluir no dia a dia. Eu estava buscando essa oportunidade e o pessoal me ajudou bastante a conquistar isso. Eu costumo dizer que mesmo que seja difícil é importante continuar insistindo que dá certo”.
A jovem Raquel Peixoto, 14 anos, ainda não está empregada, mas celebra o fato de estar inserida no projeto. “É uma iniciativa bem legal que a Prefeitura faz, que motiva bastante o pessoal, e ajuda quem não tem tantas condições. Eu ainda tenho dúvidas sobre que carreira seguir, mas esse projeto tem me ajudado bastante e refletir sobre o caminho que irei seguir”.
A Presidente do Sindilojas jovem Aiala Maria Santin Premaor comentou sobre o fato do Sindilojas fazer parte do projeto. “É bem importante participar do projeto, que já está consolidado, e o Sindilojas Jovem podendo contribuir agrega bastante, e auxilia esses jovens na qualificação, em especial auxiliar no ingresso no mercado de trabalho. Nós damos esse alicerce para essas pessoas vulneráveis que talvez não tivesse a oportunidade de participar desse curso”.
A diretora do SENAC, Rosângela Jardim, destacou acerca dessa nova fase do projeto. “A participação do Senac junto ao Transformando Vidas vem ocorrendo há algum tempo, e agora, com o projeto em conjunto ao Jovem Aprendiz, estamos oportunizando os jovens a uma capacitação extra. O intuito é capacitar esses alunos no que tange desde a inteligência profissional, orientando os pais também de como encaminhar e acompanhar seus filhos ao mercado de trabalho. Nós encaminhamos eles para outros cursos específicos, e temos o objetivo de concluir o projeto no final de setembro, de forma que estejam mais prontos para o mercado de trabalho”.
A Primeira-dama Cláudia Remus destacou sobre a diferença da ação na vida dos jovens. “É muito bonito ver que através do Transformando Vidas esses jovens passam a sonhar mais alto, com boas perspectivas para a vida. Nessa fase de capacitações terão ainda mais oportunidades para aprender coisas novas e finalizarem o preparo para o mercado de trabalho. Já temos 15 empregados, o que nos anima muito, mostrando que estamos no caminho certo. É muito importante a colaboração do Sindilojas Jovem, que, através de sua ação, está permitindo que o projeto ofereça mais uma oportunidade de formação para os jovens”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor