Bom dia lojista: liquidação precisa ir muito além do preço

Sindilojas reúne lojistas em encontro focado em promoções

 Fernanda Pruinelli, arquiteta especializada em Retail Design com estudos em Vitrinismo, Iluminação Técnica, Gestão Visual de Loja e Comportamento do Consumidor, conduziu o Bom Dia Lojista desta terça-feira, 18 de julho, em torno do tema ‘Liquidação. O que não fazer”? O encontro, promovido pelo Sindilojas Regional Bento, reuniu mais de 30 lojistas atraídos por um assunto que faz parte do calendário varejista anual.

A especialista ressaltou a importância de os comerciantes e comerciários ampliarem seu olhar além do varejo, levando em consideração o consumidor. “Quando pensamos em fazer uma liquidação precisamos entender o comportamento do consumidor e, por isso, se colocar no lugar dele. É muito diferente o olhar de cada um”, destacou. Segundo Fernanda, uma liquidação de inverno, por exemplo, já é esperada pelo consumidor, pois já faz parte do calendário de rotina do varejo. “É preciso ter cuidado com esta armadilha e sair do convencional, apostar em estratégias diferenciadas, apresentando novidades e atrativos. Só fazer uma liquidação num período em que a maioria faz é arriscado”.

Com a pandemia e a intensificação do uso das redes sociais, explica Fernanda, a onda de promoções se tornou uma prática diária do varejo, diferente de poucos anos atrás, quando apenas a baixa dos preços era a grande aliada. “Hoje, a mudança de comportamento do consumidor exige mais do varejo. Preço mais baixo por si só não é mais o atrativo”, assegura. “O layout de loja, com produto certo no lugar certo, vende mais. Levar o cliente a navegar pela loja também auxilia, lembrando que priorizar o lado direito favorece. A seleção de itens também funciona muito mais. Aliás, a concentração é como uma vitrine interna”, disse.

A palestrante também citou como importantes fatores a serem levados em conta a estratégia da recompensa, indo além do preço para fazer com que o cliente retorne, e a comunicação, com informações em todos os canais físicos e digitais. A presidente do Sindilojas Regional Bento, Gabriela Zanchet Jorge, enfatizou a importância do tema para o momento e aproveitou para convidar os lojistas para a Festa do Comerciante que está sendo preparada para o dia 15 de agosto, no Clube Corínthians.

A palestrante

Fernanda Pruinelli é arquiteta especializada em Retail Design pela Barcelona School of Design and Engineering. Atua na criação e execução de Projetos de Lojas no Brasil há 10 anos, totalizando mais de 300 lojas projetadas, com estudos nas áreas de Iluminação Técnica, Vitrinismo, Gestão Visual de Lojas e Comportamento do Consumidor. Foi Diretora do Retail Design Institute, é professora de Design Estratégico para o Varejo no Instituto Europeu de Design e diretora do Studio Fav Retail Design, escritório de arquitetura de varejo premiado nacionalmente, que atende com foco em desenho e implementação estratégica de lojas físicas.

Fonte e foto: Conceitocom

PG

 

error: Conteúdo Protegido