Projeto de interiorização ocorreu na sexta-feira e no sábado com ampla programação, incluindo serviços de coleta biométrica para cidadãos italianos
Percorrer os principais municípios gaúchos identificados com a cultura italiana tem sido a estratégia central do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre para se aproximar das comunidades. Dessa vez, o projeto de itinerância ‘Andiamo’ chegou a Carlos Barbosa, com intensa agenda nos dias 14 e 15 de julho. “O Consulado tem que estar onde está o nosso cidadão, prestando-lhes serviços de qualidade”, disse o Cônsul-Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso.
O Rio Grande do Sul tem, aproximadamente, 120 mil cidadãos italianos, e 60% deles vive no interior do Estado. Por isso a oferta de serviços fora da Capital é importante. Com a biometria, por exemplo, Sabrina Todeschini conseguiu reduzir o tempo de espera em três meses para confeccionar seu primeiro passaporte. “Minha agenda estava marcada para outubro, em Porto Alegre, e com essa proposta consegui agendar para cá e agilizar”, disse ela, que pretende viajar à Itália no próximo ano com o filho.
O serviço de biometria, operado pelo adido consular Alessandro Cempella, atendeu a cerca de 100 cidadãos ao longo da sexta e do sábado, no Telecentro Comunitário. Ali, o Cônsul-geral da Itália em Porto Alegre recebeu uma placa alusiva aso 25 anos da Fundação Proarte, dedicada ao incentivo da cultura, e deu início a uma extensa agenda, fomentando a italianidade no município com visitas à prefeitura e a entidades e associações culturais, além de prestigiar a Festiqueijo.
Com o prefeito Everson Kirch, falou sobre a construção de parcerias. “É importantíssimo receber o apoio das autoridades locais quando nos deslocamos com o Consulado, e por isso agradecemos o poder público. Além dos serviços, estamos aqui para construir pontes para aproximação cultural e negócios”, disse Caruso. Para Kirch, a visita trouxe aproximação entre as instituições e a abertura para futuras colaborações. “O Consulado sempre é bem-vindo aqui e estamos à disposição para parcerias”, reforçou.
Na Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACICB), Caruso reafirmou seu compromisso como agente diplomático em aproximar as culturas do Rio Grande do Sul e da Itália. “É importante descobrir e conhecer os projetos daqui e divulgar na Itália, assim como apresentar as oportunidades que essa aliança tem. Estamos prontos para colaborar”, comentou. A presidente da entidade, Marisa Kaspary Zanatta, contou que Carlos Barbosa vive um novo momento da cultura italiana no município. “Precisamos ser vetores da divulgação e da valorização dessa cultura, porque quem não tem conexão com os antepassados, não é um cidadão pleno”, disse, ao apresentar ao cônsul o funcionamento da ACI e o projeto da futura sede da ACI. “Incentivamos não apenas os negócios, mas também a cultura, e prevemos espaços para isso no novo prédio. Além do conhecimento e de informações, receber o Cônsul nos coloca diante das nossas origens e nos fortalece diante de um momento de amadurecimento, de resgate e de valorização da cultura italiana”, destacou Marisa.
A agenda do Cônsul no município também incluiu a visita a três símbolos da cidade – a ACBF, a Tramontina e a Festiqueijo, que terá edições às sextas e aos finais de semana até o final do mês. Na sede do time de futsal, Caruso conheceu a infraestrutura da equipe multicampeã e posou com o elenco e dirigentes da agremiação. Na Tramontina, o Cônsul foi recebido pelo diretor do Conselho de Administração, Clovis Tramontina. “Está sendo muito importante a agilidade que o Caruso tem feito no aspecto dos passaportes e da cidadania, mas isso é um aspecto dessa relação. O mais importante é essa aproximação do consulado com a comunidade italiana”, elogiou o empresário, destacando as possibilidades de negócio que essa relação traz. “No caso da Tramontina, temos muitos equipamentos da Itália, e queremos aprimorar uma via de duas mãos, fazer uma balança comercial”, disse, enaltecendo outro atributo da presença de Caruso na cidade. “Ele estar aqui é uma maneira de apoiar a cultura italiana na nossa região”, disse o empresário.
Além de almoçar na empresa, Caruso visitou o showroom e a fábrica da Tramontina TEEC, conhecendo processos produtivos e a tecnologia presente também na Divisão Starflon da Tramontina Cutelaria. No final da sexta-feira, Caruso visitou a Vila das Etnias, um espaço de valorização aos povos que colonizaram a cidade, e provou as delícias regionais na conhecida festa gastronômica de Carlos Barbosa.
A programação de Caruso no município findou no sábado, com mais uma bateria de compromissos. Visitou uma classe de italiano no Centro Educacional Ivo Tramontina, participou de reunião com o Comitê dos Italianos no Exterior do Rio Grande do Sul (COMITES-RS) e participou de almoço na comunidade do Cinco da Boa Vista. No distrito, habitado principalmente por descendentes de italianos, o Cônsul participou também da colocação de uma pedra alusiva à Igreja São João da Cruz, ou Igreja de Pedra – um dos símbolos da imigração no município.,
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Tiago Garziera / Viviane Somacal
PG
DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE NA BR-470, LINHA 19, EM CARLOS BARBOSA
TRÊS PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA SÃO ENCONTRADAS MORTAS EM APARTAMENTO, EM RONDA ALTA
Dom José Gislon preside Missa em sufrágio pelo Papa Francisco, na Catedral de Caxias do Sul