Eventos em Porto Alegre e Caxias do Sul lançam nova temporada das Caravanas RS Criativo

Iniciativa da Sedac conta com a parceria do Sebrae RS e irá beneficiar empreendedores da economia criativa

Com a presença da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, o RS Criativo – programa criado para fomentar a Economia Criativa do RS – lançará o projeto Caravanas RS Criativo 2023, em Porto Alegre e Caxias do Sul. Fruto de convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Governo Federal, o projeto Caravanas prevê cerca de 1,5 mil horas de capacitação. A programação, que conta com parceria do Sebrae RS, contemplará palestras virtuais inspiracionais, trilhas de capacitação on-line para cada região funcional do Estado, conteúdos offline disponíveis a qualquer tempo e ciclo de residência realizado através do Empretec em três regiões do Estado.

“Queremos quadruplicar o público atendido pelo programa, num processo de mentoria para negócios criativos”, explica a coordenadora do RS Criativo, Carol Biberg.

Na capital, o evento de lançamento será às 18h do dia 17 de julho, na Sala Sebraex, do Instituto Caldeira. Na ocasião, haverá a apresentação das Caravanas RS Criativo 2023 e exposição dos cases de Andreza Mosz da Muy e de FlowJack, com a marca Tecendo com Tinta Preta.

No dia seguinte (18), às 15h30, em Caxias do Sul, estão programadas a apresentação das Caravanas e o lançamento do selo do programa Caxias Criativa. Também haverá exibição dos cases Vielas Espaço Cultural e Cristina Lisot Arte Têxtil. O evento será realizado na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do município (CIC-Caxias), com transmissão pelo canal do youtube da Sedac.

Também em Caxias, a secretária Bia Araujo visitará a Galeria de Arte Gerd Bornheim, na qual está a exposição “Jardim de Roccas”, da artista Cristina Lisot. Esta iniciativa conta com recursos do Pró-Cultura – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

“A economia criativa gera emprego, renda e oportunidades, uma vez que integra uma cadeia com diferentes atores e tipos de negócios. Estamos levando conteúdo técnico específico para fortalecer ainda mais a performance de um nicho de mercado que, no caso do RS, é sinônimo de inovação e empreendedorismo”, destaca o diretor- superintendente do Sebrae RS, André Godoy.

Caravanas

Parte integrante do programa RS Criativo, as Caravanas percorrem as Regiões Funcionais Coredes do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Serra, Litoral Norte, Sul, Campanha e Fronteira Oeste, Fronteira Noroeste, Missões, Noroeste Colonial e Celeiro, Alto Jacuí, Central, Jacuí-Centro e Vale do Jaguari, Alto da Serra do Botucaraí, Média Alto Uruguai, Nordeste, Norte, Produção e Rio da Várzea. As atividades ministradas são voltadas a empreendedores e aspirantes a empreendedores dos setores criativos.

As entregas do projeto ocorrerão em três grandes frentes. Entre os meses de julho e novembro, dez palestras on-line com limite de 100 vagas cada irão abordar temas técnicos como marketing digital, vendas, liderança, transformação digital e branding.
Mais imersivas, nove trilhas de capacitação serão realizadas entre os meses de agosto e outubro, também de forma on-line e segmentadas por região, com 45 vagas limitadas por edição. Cada caravana irá englobar uma trilha de oito oficinas temáticas e um bootcamp “Empreendedorismo em Ação” como etapa de fechamento, totalizando 28 horas de atividades.

A iniciativa é destinada a quem busca começar, redesenhar ou melhorar o modelo de negócio da empresa para crescer no mercado e, ao mesmo tempo, desenvolver uma postura mais empreendedora. É uma capacitação que utiliza ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios.

Finalmente, nos meses de outubro e novembro, três edições presenciais do Empretec serão realizadas nas cidades de Gravataí, Capão da Canoa e Caxias do Sul, contemplando 30 vagas por município. Aplicado em mais de 40 países, o Empretec é um programa de capacitação criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e visa o desenvolvimento de um comportamento empreendedor habilitador para a identificação de novas oportunidades de negócios. Durante uma imersão de 60 horas de atividades, os indivíduos desenvolvem competências emocionais como iniciativa, persistência, independência e autoconfiança, passando por noções completas associadas ao mundo do trabalho, como qualidade, eficiência, metas, gestão e planejamento estratégico.

As Caravanas fazem parte do eixo Territórios Criativos – Nova Temporada, que são realizadas pela Sedac, por meio do RS Criativo, com recursos do Ministério da Cultura e Governo Federal, em parceria com o Sebrae RS.

Propostas do RS Criativo para 2023

São nove as regiões da Sedac para ações voltadas ao fomento da cultura empreendedora criativa. Com uma grande variedade de atividades, as Caravanas RS Criativo de 2023 chegam com um formato inovador. A todos os potenciais interessados dos setores das artes, música, moda, games entre outros, serão oferecidas palestras, oficinas, conteúdos gravados, bem como uma jornada exclusiva e inédita de residência criativa e empreendedora, que aumentará os atendimentos de 20 para 90 negócios criativos.

O RS Criativo dedica-se a promover qualificação para artistas, empreendedores e agentes culturais do RS, por meio de uma ampla oferta de encontros formativos, tanto virtuais como presenciais. Como descentralizar é uma das palavras de ordem, as ações serão voltadas, principalmente, para quem atua e reside nas nove regiões funcionais (9 RFs) do Estado.

Em 2023, as Caravanas estão estruturadas sobre quatro eixos: conteúdos offline, palestras, imersão, e trilhas formativas. O objetivo é capacitar o público-alvo para lidar com o novo momento com um olhar voltado para o futuro: investigar novos caminhos, adaptar, fazer diferente e criar uma nova perspectiva. A ideia é aprimorar as condições de sustentabilidade, considerando o atual cenário de avanço das tecnologias digitais, que estão introduzindo novas formas de criação, distribuição e consumo de cultura, exigindo profissionais habilidosos para lidar com novos desafios. As formações serão ministradas por uma equipe multidisciplinar de diferentes áreas de atuação no Brasil, com o objetivo de ampliar a compreensão estratégica dos participantes sobre a dinâmica da economia criativa. Esta é uma experiência imersiva em sua realidade, por meio da difusão de informações, compreensão do mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo inovador no RS.
RS Criativo

O RS Criativo é um programa estratégico de governo, operado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Criado e atualizado pelos Decretos nº 50.975/2013 e 54894/2019, busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa do Rio Grande do Sul. Contempla os princípios de criatividade, diversidade cultural, sustentabilidade e inclusão social para a promoção e o fomento dos setores e territórios criativos, gerando, assim, emprego e renda. Além disso, é uma iniciativa intersetorial, que articula ações com as demais secretarias estaduais.

O programa atua por meio de cinco eixos: Observatório – Pesquisa e Informação (sistematização de informações, indicadores e pesquisas); Mercado e Circulação (ações de promoção e inserção do RS nos circuitos internacionais para aumentar a competitividade e abrir novos mercados para a economia criativa, organização de projetos de cooperação e atração de investimentos internacionais); Territórios Criativos (disseminação das cadeias produtivas da economia criativa em todo o RS, diálogo e apoio a ações e iniciativas já existentes no território); Promoção e Investimento (identificação de distintas fontes de financiamento para os setores da economia criativa, formulação de políticas de captação de recursos junto ao setor privado e instituições multilaterais); e Capacitação e Residência (capacitação permanente de novos empreendedores da economia criativa com a oferta de cursos, consultorias, residências e encontros setoriais).

Por meio de seus eixos de ação, o programa desenvolve recursos e processos formativos voltados para a criação de competências técnicas e gerenciais, o fortalecimento de arranjos produtivos e de mecanismos de apoio financeiro, a difusão de dados, informações e tecnologias, e a promoção de um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento estruturado do mercado criativo local.

Seu objetivo geral é diversificar e qualificar a oferta de recursos e processos formativos voltados ao desenvolvimento de competências gerenciais que contribuam para a sustentabilidade e para a produtividade de empreendimentos criativos no RS.

Fotos de Caravanas anteriores – Divulgação – RS Criativo

error: Conteúdo Protegido