Odilia Mara da Rosa vai exercer o cargo para o biênio 2023/2025
No primeiro semestre de maio ocorreu na Fundação Casa das Artes, a II Conferência Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana. Na ocasião foram eleitos novos conselheiros titulares e suplentes para o biênio 2023/2025. Após a publicação das portarias dos novos conselheiros, foi realizada a primeira reunião ordinária do Conselho na última quinta-feira (06), momento o qual ocorreu a eleição da nova presidente.
Odilia Mara da Rosa (Mãe Neca de Odé), do Ylê Odé Tindê, foi eleita para o cargo de presidente do Conselho. Antes o cargo, era de Marcus Flávio Dutra Ribeiro. Mãe Neca destaca sobre a nova missão. “Agradeço a confiança dos companheiros de conselho que me elegeram, para mim é uma honra. Nosso intuito é dar continuidade ao trabalho já iniciado pela Mãe Lizi e pelo amigo Marcus Flavio. Temos dois anos para em conjunto finalizarmos as propostas já lançadas pelo Conselho e o estudo de novas ideias para aumento da visibilidade e respeito aos Povos de Matriz Africana no município de Bento Gonçalves”.
Ainda, Mãe Neca reforça o compromisso junto a eventos do setor e da comunidade. “Participaremos, ainda nesse ano, da II Conferência Estadual dos Povos de Matriz Africana (data ainda não definida). Já temos delegados já eleitos. Teremos bastante trabalho pela frente. Nos colocamos à disposição da comunidade Afro-Umbandista de Bento Gonçalves, para troca de ideias e sugestões, para que juntos possamos nos fortalecer ainda mais”.
O Conselho Municipal de Povos de Matriz Africana é composto por:
– Odilia Mara da Rosa, (Mãe Neca de Odé) Ylê Odé Tindê, como conselheira titular e Fernando Brasilino Ferreira, Terreiro Ile Oby Taiyó, como conselheiro suplente;
– Saul Nei Guerreiro da Silva Júnior, Terreiro de Umbanda Pai Ogum Beira Mar, como conselheiro titular e Isabelle Quintana da Silva, Terreiro de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar, como conselheira suplente;
– Mirian Noguerol,Terreiro Ilê Axé Odara, como conselheira titular e Shirlen Tomasi, Terreiro Ilê Axé Ya Omi Tum, como conselheira suplente;
– Guilherme Galvão, Terreiro Ile Axé Filhos de Oxalá, como conselheiro titular e Sávio Rodrigo dos Santos David, Terreiro Ile Axé Filhos de Oxalá, como conselheiro suplente.
Os delegados representantes para participar da 2ª Conferência Estadual dos Povos de Terreiro ainda sem data definida em Porto Alegre são:
– Odilia Mara da Rosa (Mãe neca de Odé) Ylê Odé Tindê como delegada titular e Fernando Brasilino Ferreira, Terreiro Ile Oby Taiyó como delegado suplente;
– Hector Noguerol, Terreiro Ilê Axé Odara como delegado titular e Mirian Noguerol, Terreiro Ilê Axé Odara como delegada suplente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família