Desenvolvimento Rural avalia metas do programa de Gestão Sustentável

No Dia Mundial do Solo, celebrado nesta segunda-feira (5), o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e o presidente da Emater, Clair Kuhn, avaliaram o andamento do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, instituído no dia 2 de junho deste ano.

O programa, executado pelos extensionistas e técnicos da Emater, tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, por meio da incorporação da gestão integral da propriedade rural, incentivando o protagonismo da juventude, promovendo a autonomia das mulheres rurais e a geração de renda, a partir de ferramentas de apoio, como os programas e políticas públicas do Estado.

“Somente com a gestão sistêmica da produção poderemos avançar”, destaca Minetto, ao ressaltar a expectativa deste programa de contribuir para que o desenvolvimento do meio rural traga mais riqueza e produção para o Rio Grande do Sul.

Avanços

De acordo com o presidente da Emater, as metas foram alcançadas e até mesmo ultrapassadas, com as famílias assistidas pela instituição e as que foram sensibilizadas para o projeto de gestão da propriedade. “Tínhamos como meta sensibilizar 10 mil famílias por ano, mas em seis meses atingimos 10 mil e 200 famílias”, lembra.

Outra meta do programa, a capacitação de técnicos, também foi superada. Todos os 1.235 técnicos das áreas agronômica e social da Emater foram capacitados e estão em fase de aprendizado e assimilação das ferramentas utilizadas pelo programa, “com boas perspectivas de organização das propriedades”, avalia Kuhn.

Dos 5 mil planos de gestão previstos para o ano, a Emater já elaborou e executou 4.100 e está implantando e acompanhando 495 Unidades de Referência Técnica (URTs), das 900 prevista para até 2019. “Estamos muito satisfeitos com os resultados, especialmente porque os agricultores têm aceitado os objetivos propostos pelo programa, até mesmo para conhecerem melhor suas propriedades e a capacidade de produção de suas famílias”, observa o presidente da Emater, ao reafirmar que “com o programa Gestão Sustentável o agricultor se vê e se projeta para o futuro, definindo inclusive como se dará a sucessão familiar rural”.

Agricultura familiar

A agricultura familiar é de grande importância para o Estado. Envolve 85,7% dos 378.546 estabelecimentos rurais, sendo que as cadeias produtivas vinculadas à agricultura familiar representam 27% do PIB gaúcho. “Para fortalecermos ainda mais esse segmento, beneficiando centenas de agricultores de todas as regiões do Estado, buscamos desenvolver políticas públicas que atendem às necessidades deste público”, ressalta o presidente da Emater.

Kuhn destaca os avanços positivos dos programas Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e do Conservar para Produzir, “que têm apresentado êxito no processo de melhoria e conservação do solo e da água”

Fonte: Piratini

error: Conteúdo Protegido