Ocorre nesta terça-feira, 6, a Eleição de Direção das escolas municipais infantis, de ensino fundamental e médio de Bento Gonçalves, que possuírem, no mínimo, cinco professores efetivos lotados na instituição. Serão 31 as escolas que receberão o Processo. Outras 11 terão seus diretores e vices indicados por não possuírem os critérios necessários para a realização da votação.
O Provimento Democrático para escolher diretor e vice de cada escola tem horário definido pela Secretaria Municipal de Educação: nas EMI’s vai ocorrer das 10h às 18h; nas escolas com dois turnos será das 8h às 16h30; e nas escolas com três turnos, das 8h às 20h30.
Os candidatos que irão concorrer ao cargo de diretor ou vice precisam ser professores efetivos, que já terminaram o estágio probatório em pelo menos um concurso público, além de obrigatoriamente serem graduados em alguma licenciatura e estarem lotados na escola em que pretendem ocupar o cargo.
Dentre os eleitores que poderão votar encontram-se professores, funcionários efetivos e contratados em caráter temporário através de processo seletivo simplificado, lotados nas escolas em que acontecerá o Provimento Democrático, pais ou responsáveis legais pelos alunos, além de estudantes com 10 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2016 ou mais.
O Processo de Provimento Democrático iniciou no dia 14 de outubro, com a divulgação da nova Lei 6.059 de 1º de março de 2016 e do decreto 9.066 de 02 de março de 2016. A partir de então, formaram-se as comissões eleitorais nas escolas e cada candidato apresentou à comunidade escolar as propostas de direção que pretende desenvolver caso for escolhido.
Neste ano, a votação é por chapa, que deverá ser constituída por diretor e vice-diretor, diferente das edições anteriores. Os candidatos escolhidos vão exercer o cargo por três anos, a partir do dia 1º de janeiro de 2017. A posse das novas equipes diretivas está marcada para o dia 19 de dezembro, às 10h, no Salão Nobre da Prefeitura.
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Bento Gonçalves
Secretaria da Agricultura realiza atividades de educação sanitária na região do foco de gripe aviária
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul promove ação solidária de inverno para aquecer corações
Atleta do Farrapos é convocado pela Seleção Brasileira para o Sul-Americano de Sevens