O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) recebeu, na semana passada, da conservadora e restauradora Vera Zugno, o documento intitulado Códice C-234. Devido à sua relevância histórica, no contexto das migrações europeias do século XIX para o povoamento da região Sul do Brasil, e à constante procura dos usuários por dados em função de pesquisas genealógicas, o documento pertencente ao acervo do AHRS foi selecionado para passar pelo processo de restauração. A iniciativa contou com recursos no valor de R$ 18 mil, do programa do governo estadual Avançar na Cultura.
O Códice C-324 se refere aos documentos que fazem parte do Fundo Imigração, Terras e Colonização, e são destinados ao registro de colonos europeus que chegaram ao Sul do Brasil e de seus respectivos destinos durante o período de 1857 a 1863. Devido à sua grande demanda e ao manuseio pelos usuários, seus registros foram afetados por diversos fatores ao longo dos anos. Em razão das avarias, o documento foi um dos selecionados pelo AHRS para ser restaurado.
De acordo com o parecer técnico de Vera, o estado de conservação do documento, antes da restauração, era precário e fragilizado, apresentando perdas significativas no suporte – com rasgos e partes faltantes, bem como manchas de umidade e oleosidade, sujidade na capa e nas folhas internas, fitas adesivas, folhas soltas e acidificação do papel.
A diretora do AHRS, Ananda Simões Fernandes, recebeu com entusiasmo o documento. “Agora, o item está restaurado e apto para ser mantido e protegido por mais décadas pelo Arquivo Histórico, cujo objetivo é preservar a história e a memória do Estado”, destacou Ananda.
Fonte: Secom-RS
Foto: Divulgação
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor