Evento ocorre no dia 2 de julho, em Bento Gonçalves. Gastronomia, apresentações artísticas e culturais e brincadeiras serão disponibilizadas para marcar o período dedicado à cooperação e ao associativismo. Onze entidades assistenciais do município receberão os recursos arrecadados
O Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado de uma forma especial neste ano. Para isso, a Cooperativa Vinícola Aurora convida a comunidade para a 1ª edição da Festa Julina. O evento ocorre no próximo dia 2 (domingo), das 14h às 18h, no entorno da unidade Matriz da empresa, nas ruas Olavo Bilac e Tiradentes, na Cidade Alta, em Bento Gonçalves. De forma inédita, a atividade reunirá ainda as cooperativas locais Sicoob Meridional, Cresol, Sicredi, CooperaBento e Unimed em prol da solidariedade. Em caso de chuva, o evento será transferido para o domingo seguinte, dia 9 de julho.
Entre as atrações estarão as clássicas brincadeiras que celebram os festejos de São João, como pescaria, boca do palhaço, argolas, rabo do burro, entre outras. O cardápio também seguirá a tradição das comemorações do período, com quentão, cachorro-quente, pipoca e amendoim.
O valor do ingresso é um quilo de alimento ou de ração e cada brincadeira custará R$ 5. Os recursos arrecadados com as brincadeiras e com a venda de alimentos e bebidas serão destinados para 11 entidades assistenciais de Bento Gonçalves: Abraçaí, Associação Social São Roque, Anjos Unidos, AAPECAN, Amigos da Criança (Pelotão Curumim), APAE, Lar do Ancião, ONG Patas e Focinhos, ONG Por Mais Empatia, Lar da Caridade e APAC. Cada uma delas será responsável por uma atividade ou estande de alimentação ou bebida. Durante o evento, a loja da Aurora também estará aberta.
O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, lembra que todos os anos, no primeiro sábado de julho, é comemorado o Dia C (Dia de Cooperar), com projetos e ações sociais voltadas à população. O presidente valoriza a união das cooperativas de Bento Gonçalves no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.
“Um dos pilares do cooperativismo é o interesse pela comunidade e esta será a primeira de muitas ações que realizaremos de forma conjunta. É importante juntarmos um momento de festa e de diversão com a possibilidade de ajudar a quem precisa. O cooperativismo se baseia na ajuda mútua, no trabalho coletivo e na união de esforços em benefício do todo”, resume Tonello.
O evento também terá shows musicais e culturais e a gastronomia dos food trucks Vallen Burguer, Di Bartololomeu, Nosso Churros, Pipoca e Janaina Bolos.
Festa Julina abre Jornada Coop
A 1ª edição da Festa Julina também marca a abertura oficial da Jornada Coop. Ao longo de todo o mês de julho, cooperados e funcionários participarão de palestras e painéis com temas que vão de sensibilização financeira ao papel de cada um dos elos da organização. No dia 4 (terça-feira), ocorre a palestra “Identidade Cooperativista”, com o pesquisador e professor de pós-graduação em gestão de cooperativas, Deivid Forgiarini. Já no dia 11, em parceria com o Sicredi, será realizado o painel “Finanças: Mitos e Verdades”.
O painel “Vivências no Cooperativismo”, que ocorre no dia 18, propõe um bate-papo entre associados e colaboradores, com relato das experiências do dia a dia e de como importante estarem em sintonina para o bem da cooperativa. Para os cooperados também serão realizadas quatro palestras, com o título “Cooperado: o que eu ganho?”, com a professora e coordenadora da pós-graduação da ESCOOP, Paola Londero.
No encerramento da Jornada Coop, no dia 24, o músico, escritor e palestrante Thedy Corrêa, reconhecido pela trajetória com a banda Nenhum de Nós, mostrará na prática a importância de cada um para o todo. Através da analogia com a música, Thedy trata sobre a importância de ter um propósito para as equipes e como motivá-las para o trabalho em conjunto.
SERVIÇO
1ª Festa Julina Beneficente da Cooperativa Vinícola Aurora
Quando: 2 de julho de 2023 (domingo)
Horário: 14h às 18h
Local: proximidades da unidade Matriz da Cooperativa Vinícola Aurora, entre as ruas Olavo Bilac e Tiradentes, no bairro Cidade Alta, em Bento Gonçalves
Importante: haverá desvio nas proximidades do evento, com fechamento da Rua Olavo Bilac a partir das 8h de domingo
Entidades beneficiadas com o evento: Abraçaí, Associação Social São Roque, Anjos Unidos, AAPECAN, Amigos da Criança (Pelotão Curumim), APAE, Lar do Ancião, ONG Patas e Focinhos, ONG Por Mais Empatia, Lar da Caridade e APAC
Mais informações: (54) 3455.2000
Em caso de chuva, o evento será transferido para o domingo seguinte, dia 9 de julho.
Legenda 1: Cooperativa Vinícola Aurora tem 1.140 famílias associadas em 11 municípios da Serra Gaúcha.
Crédito: Zéto Telöken/Cooperativa Vinícola Aurora
Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora
MCom Comunicação (@mcomcomunicacao)
PG
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)