Na noite da última quinta-feira (22), ocorreu no Museu do Imigrante o encerramento do projeto Memórias & Saberes, do Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e contemplado pelo Pro-Cultura RS. Na ocasião, foram entregues à instituição documentários sobre quatro pessoas de Bento Gonçalves e uma de Tapejara: Elza Giordani Milani, Família Cantelli, Itacyr Luiz Giacomello, Oswaldo Zorzi e Olinto Melara forneceram testemunhos de vida, evidenciando a presença e participação na história local e regional.
As entrevistas estão disponíveis no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves. Rodrigo Dos Santos coordenou as entrevistas e destaca que “estão praticamente de forma permanente. E são detalhes que só essas pessoas podem nos contar. É muito prazeroso para gente, pois cada história contada, vivenciamos. Queremos que mais pessoas tenham acesso a essas histórias. É preciso conhecê-las e preservar para outras gerações”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares ressaltou sobre o poder da memória. “A importância e o significado que vai ter no futuro só tende a aumentar, pois está registrado. Está se fazendo um resgate da história do município e em especial da história das pessoas que fazem parte desta construção. E o Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos vem nos ajudar na preservação desta memória”.
Estiveram presentes a Secretária de Educação, Adriane Zorzi; e vice-presidente do Circolo Trentino di Bento Gonçalves, Firmino Splendor; e o Conselheiro de Cultura do Estado do RS, Sandro Giordani.
Foto: Jose Martim Estefanon / Assessoria de Comunicação Prefeitura
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor