O primeiro dos quatro espetáculos do projeto Revisitando a Semana de 22, aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura (Edital 01/2022/Novos Caminhos da Cultura), acontece na próxima segunda-feira em Bento Gonçalves, dia 26, no Auditório do IFRS, das 8 às 10 horas com entrada franca. O evento performático, montado por professores e artistas do município, renomados nas áreas de literatura, música, dança e artes visuais, propõe reflexões sobre a importância cultural e histórica da Semana da Arte Moderna ocorrida no ano de 1922, ressaltando seu legado para o Brasil 100 anos depois. A equipe principal do projeto é formada por Deize Correa Figueredo, Deise Ceccagno, Douglas Ceccagno, Eunice Pigozzo, Rafael Rigo Vignatti, Bernardo Duarte, New Guss, DJ Dympz e Pedro Festa. Os espetáculos são marcados por palestras, workshops, apresentações de Hip Hop e exibição de vídeos.
Valorizando a cultura e a identidade nacional
A Semana da Arte Moderna reuniu, no Teatro Municipal de São Paulo de 13 a 18 de fevereiro de 1922, escritores, músicos e artistas visuais, com o objetivo de valorizar a cultura e a identidade nacional. As novas tendências que floresciam com as vanguardas europeias no início do século XX, deram aos artistas brasileiros a possibilidade de trabalhar com novas linguagens, materiais e propostas, renovando a produção nacional artística.
Apresentações musicais e conferências se intercalavam às exposições de escultura, pintura e arquitetura, com o intuito de introduzir ao cenário brasileiro as mais novas tendências da arte. Pinturas e esculturas ficaram expostas no saguão do teatro e causaram grande escândalo ao gosto público da época. As tendências estéticas que tomavam forma em São Paulo e no Rio de Janeiro desde o início do século, também influenciaram a Semana de Arte Moderna, revelando novos grupos, novos artistas e novas publicações, tornando, assim, o movimento da arte moderna uma nova realidade cultural no Brasil.
Proposta multicultural como meio de transmissão de valores
Nos meses de maio e junho deste ano, foram realizadas mediações com professores das escolas parceiras do projeto para a contextualização dos quatro espetáculos previstos, coordenadas pela acadêmica do curso de Letras Daize Correa Figueredo. Os docentes, nessas prévias, ampliaram seus conhecimentos sobre a importância da proposta multicultural como meio de transmissão de ideias e valores para posterior repasse aos estudantes. Ao final das mediações, as escolas receberam exemplares dos livros “Modernismos 1922-2022”, organizado por Gênese Andrade com consultoria de Jorge Schwartz, e “Nossa Casa – Cypher Vico”, de Bruna Ferreira.
Datas dos próximos espetáculos
O segundo espetáculo acontecerá no dia 03 de julho, das 8 às 10 horas, no Cinema da FCA para alunos da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline.
O terceiro espetáculo ocorrerá no próximo dia 08 de julho, às 17 horas, no pub Teia Cultural.
A quarta e última apresentação será no dia 10 de julho, das 8 às 10 horas, na Escola Estadual Dona Isabel.
Acompanhe o projeto @revistando-a semana-de22.
Fonte: Jornalista Kátia Bortolini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor