Nesta terça-feira (20), ocorreu na Fundação Casa das Artes em Bento Gonçalves um evento alusivo ao Mês De Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Organizado pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, o momento teve como objetivo a difusão da informação sobre os tipos de violência que a pessoa idosa pode ser acometida. Dessa forma, amplia-se a conscientização sobre o tema, assim como, os meios para se combater para amenizar essas agressões.
Estiveram presentes os Grupos da Melhor Idade da SEDES e Maturidade Ativa do Sesc, secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo, coordenadora da Coordenadoria da Mulher Patrícia da Rold, do 3º BPAT Capitã Estefanie Fagundes Gomes Caetano, a Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Deise Salton Brancher, e representantes da Guarda Civil Municipal (GCM).
“A gente observa na Brigada Militar também no 190 que muitos idosos acabam caindo em golpes. Para evitar, isso, é necessário algumas medidas de prevenção. É sempre importante checar as informações antes de fazer qualquer transferência bancária. A gente observa também no banco muitos idosos caem no conto do bilhete. É preciso ficar atentos e não cair neste tipo de golpe de estelionato e golpe financeiro”, destaca a capitã Estefanie.
Patrícia Da Rold explanou sobre Violência Patrimonial, que é quando são apreendidos documentos, pertences pessoais, valores ou bens da vítima, e sobre Violência Psicológica, que são humilhações, xingamentos, ofensas. Ela destaca que é necessário difundir as informações corretas sobre melhor identificar os tipos de agressões cometidas.“É muito importante que a pessoa idosa esteja atenta aos tipos de violência que possa sofrer. E o evento tem o objetivo de esclarecer, orientar e informar o público da Melhor Idade sobre as formas de violência, canais de denúncia e golpes do qual eles têm sido vítimas, para que saibam como agir em qualquer situação de agressão”.
O secretário Virissimo enfatizou que a meta das palestras é cuidar as pessoas. “Eu faço parte do Comitê do Idoso e vemos muitas denúncias, muitas coisas irregulares feitas por pessoas do lado de fora e também pessoas do lado de dentro de nossas vidas. Quanto mais conhecimento a gente tiver, quanto mais a gente aprender com os órgãos de segurança, menos vulnerável a gente fica a receber a tomar um golpe. Tem pessoas de má-fé que utilizam informações para fazer mal para a gente. Então preciso denunciar para tomar providência para ajudar a pessoa”.
Canais de denúncia
Guarda Civil Municipal – 3055.7018
Brigada Militar – 190
Disque Direitos Humano – 100
Delegacia de Polícia – 197
Sendo idosa, a denúncia pode ser feita diretamente no Centro Revivi – 3055-7418 / 3055-7420 / 99132-8148
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon/Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi
PG
Secretaria de Saúde realiza ação na Via Del Vino com vários serviços, neste sábado, 13 de setembro
Circula Hip Hop ocorre neste sábado, 13 de setembro, no bairro Vila Nova II
CSG incentiva adoção responsável de animais abandonados, alerta para crime ambiental e risco de acidentes nas rodovias