Nesta terça-feira (20), ocorreu na Fundação Casa das Artes em Bento Gonçalves um evento alusivo ao Mês De Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Organizado pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, o momento teve como objetivo a difusão da informação sobre os tipos de violência que a pessoa idosa pode ser acometida. Dessa forma, amplia-se a conscientização sobre o tema, assim como, os meios para se combater para amenizar essas agressões.
Estiveram presentes os Grupos da Melhor Idade da SEDES e Maturidade Ativa do Sesc, secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo, coordenadora da Coordenadoria da Mulher Patrícia da Rold, do 3º BPAT Capitã Estefanie Fagundes Gomes Caetano, a Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Deise Salton Brancher, e representantes da Guarda Civil Municipal (GCM).
“A gente observa na Brigada Militar também no 190 que muitos idosos acabam caindo em golpes. Para evitar, isso, é necessário algumas medidas de prevenção. É sempre importante checar as informações antes de fazer qualquer transferência bancária. A gente observa também no banco muitos idosos caem no conto do bilhete. É preciso ficar atentos e não cair neste tipo de golpe de estelionato e golpe financeiro”, destaca a capitã Estefanie.
Patrícia Da Rold explanou sobre Violência Patrimonial, que é quando são apreendidos documentos, pertences pessoais, valores ou bens da vítima, e sobre Violência Psicológica, que são humilhações, xingamentos, ofensas. Ela destaca que é necessário difundir as informações corretas sobre melhor identificar os tipos de agressões cometidas.“É muito importante que a pessoa idosa esteja atenta aos tipos de violência que possa sofrer. E o evento tem o objetivo de esclarecer, orientar e informar o público da Melhor Idade sobre as formas de violência, canais de denúncia e golpes do qual eles têm sido vítimas, para que saibam como agir em qualquer situação de agressão”.
O secretário Virissimo enfatizou que a meta das palestras é cuidar as pessoas. “Eu faço parte do Comitê do Idoso e vemos muitas denúncias, muitas coisas irregulares feitas por pessoas do lado de fora e também pessoas do lado de dentro de nossas vidas. Quanto mais conhecimento a gente tiver, quanto mais a gente aprender com os órgãos de segurança, menos vulnerável a gente fica a receber a tomar um golpe. Tem pessoas de má-fé que utilizam informações para fazer mal para a gente. Então preciso denunciar para tomar providência para ajudar a pessoa”.
Canais de denúncia
Guarda Civil Municipal – 3055.7018
Brigada Militar – 190
Disque Direitos Humano – 100
Delegacia de Polícia – 197
Sendo idosa, a denúncia pode ser feita diretamente no Centro Revivi – 3055-7418 / 3055-7420 / 99132-8148
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon/Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor