A chance de contribuir para melhorar a vida de crianças e adolescentes de Bento Gonçalves em situação de vulnerabilidade está em suas mãos: se você declara Imposto de Renda (IR), como pessoa física ou jurídica, pode destinar parte deste tributo para projetos locais de amparo a estes jovens. Com um pouquinho de organização nesta reta final do ano, é possível garantir que os recursos oriundos dos tributos beneficiem diretamente a comunidade e suas entidades assistenciais.
Sensibilizando a sociedade para que participe dessa força-tarefa, a campanha “Leãozinho do Bem” trabalha para mostrar como cidadãos e empresas podem aplicar diretamente no município uma parcela do imposto devido ao Governo Federal. Quem quiser colaborar, precisa ficar atento a um prazo importante, que vai facilitar muito este processo: se a destinação for concretizada até o dia 30 de dezembro, os recursos vão para a conta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Isso permite a aplicação imediata dos valores em ações desenvolvidas na cidade. Concluída essa etapa, basta apresentar o comprovante na declaração, que é realizada entre março e abril do próximo ano, e a destinação do recurso está confirmada.
Quanto e como ajudar
O limite de destinação para pessoas físicas é de 6%, desde que a futura declaração utilize o formulário completo. Para pessoas jurídicas, fica em 1%, contabilizado sobre o lucro real. O procedimento é simples: depois do cálculo do IR total, basta efetuar o depósito correspondente ao percentual na conta do Comdica (confira as informações abaixo) e enviar o comprovante ao órgão por e-mail, juntamente com seus dados. Por fim, guarde o recibo emitido pelo Conselho para ser apresentado na declaração.
No momento do contato com o Comdica, também é possível informar alguma instituição local para onde o repasse deva ser destinado. Caso essa escolha seja feita, 70% do montante sinalizado vai para ela, e os outros 30% são divididos entre as demais. O banco Sicoob Meridional oferece um financiamento sem qualquer tipo de juros para pessoas físicas, caso desejam receber o percentual repassado antes da restituição.
Em Bento Gonçalves, as entidades credenciadas para receber o benefício são Associação dos Surdos de BG; Associação Pró Autista Conquistar; Circulo Operário; Farrapos Rugby Clube; Fundação Bertolini; Lar da Caridade; SENAT; SEST; SECPEBG – Bento Vôlei; SSVP; Associação Amigos das Crianças; Associação Atlética de Bento Gonçalves; Instituto Tarcísio Michelon (ITM); ADVBG; AIDD; AABB; ABRAÇAÍ; ADEF e APAE.
Sobre o projeto
Idealizado pela Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis de Bento Gonçalves (Apescont-BG), o “Leãozinho do Bem” conta com o apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), do Comdica, do Sicoob Meridional e da imprensa local. Confira mais informações na página da campanha no Facebook: facebook.com/LeaozinhodoBem.
Fonte: Exata Comunicação
Consulado da Itália lança edital para patrocínio de eventos em 2025
Cooperativa Vinícola Aurora realiza encontro com TRT4 sobre Boas Práticas de Governança Corporativa e Trabalhista
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul