Bento: terceiro encontro de escuta sobre a Lei Paulo Gustavo ocorre nesta terça-feira

Evento é às 18h30, na Praça CEU

Desde o começo do mês de junho, a Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural vem realizando reuniões sobre a Lei Paulo Gustavo. A Lei prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, a municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais voltadas ao setor cultural, por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, ou, em alguns casos, aquisição de bens e serviços e outras formas de seleção pública simplificada.

O Município de Bento Gonçalves deverá receber cerca de R$ 1 milhão de reais, que serão empregados em áreas já determinadas pela lei. E juntamente com a sociedade civil está sendo construído formas de como aplicar em editais o repasse para o município. No último sábado (17) ocorreu o segundo momento de escuta e foram debatidas propostas que contemplem os incisos dos artigos 5º, que é sobre o Audiovisual, e 8º, intitulado Demais áreas, que é apoio ao desenvolvimento de atividades de economia criativa ou de economia solidária.

Na ocasião, foram definidas as seguintes propostas. Sobre o artigo 5º conversou-se sobre a finalidade do inciso ser voltada a produções audiovisuais de qualidade, com remuneração adequada; a importância e necessidade de a verba ser direcionada as salas de cinema privadas do município; a oferta de cursos de formação e qualificação no audiovisual. Já sobre o artigo 8º o grupo considerou viável a elaboração de um edital para premiação de trajetórias de espaços culturais e agentes.

Dando continuidade às atividades sobre a Lei Paulo Gustavo, ocorre nesta terça-feira (20), o terceiro encontro de escuta a partir das 18h30, na Praça CEU.

De acordo com Deise Formolo, museóloga da Secretaria de Cultura, “a escuta é um momento importante para discussão da aplicação dos recursos da LPG em Bento, mas para além dessa finalidade, também é um espaço para trocas de ideias com os diferentes segmentos culturais, no caso, foi possível estabelecer uma aproximação com o campo do audiovisual na cidade, especialmente, com o reconhecimento de alguns aspectos da cadeia operatória das salas de cinema na cidade e os desafios para manutenção desse setor na região”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido