A partir do dia 19 de junho, o Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos abre inscrições gratuitas para duas oficinas: de Artesanato em Palha de Trigo e Canto.
Artesanato em Palha de Trigo, também conhecida como Dressa, será ministrada por Sandro Giordani que por anos foi coordenador do Ponto de Cultura e hoje atua como oficineiro realizando oficinas voltadas a cultura italiana. “A oficina de dressa congrega muito de nossas origens. Os pontos mais comuns como 5 e 7 pontas ainda são utilizados na nossa cidade e região, mas muitos pontos precisaram ser resgatados em pesquisas em outros países” afirma Giordani.
Para Marcelo Galvagni, presidente do Circolo Trentino e coordenador do Ponto de Cultura “as oficinas em parceria com a Casa das Artes darão mais movimento ao espaço cultural, acrescentando que o uso do local é mantido pela associação e alguns eventos culturais são realizados no espaço”.
Para o Secretário de Cultura Evandro Soares a parceria promove “um fortalecimento de saberes e fazeres legados pelos antepassados italianos. É muito importante estarmos unindo nossas entidades em prol da preservação destes patrimônios tão simbólicos e essenciais para que se tenha uma continuidade”.
As inscrições podem ser feitas por meio de e-mail circolotrentinobento@gmail.com, Facebook do Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, Instagram do Circolo Trentino ou pelo telefone (54) 99184-0231.
OFICINA DE ARTESANATO EM PALHA DE TRIGO (ARTRI)
A arte de trabalhar com a palha de trigo é muito antiga e remonta a Idade Média. O artesanato em palha de trigo foi trazido pelos imigrantes, tendo sido desenvolvido nesta região desde a chegada dos primeiros colonizadores, particularmente os descendentes de italianos. Forma de artesanato singular, a Oficina de Artesanato em Palha de Trigo objetiva ensinar a fazer a dressa com palha de trigo, fabricando sportas, chapéus e demais peças criadas artesanalmente, formando um trabalho manual que ganha vida e forma nas mãos dos artistas. Visa também manter e difundir a tradição da trança de palha de trigo e seu emprego na confecção de utensílios pessoais e domésticos, como um elemento poético que resgata o artesanato e o trabalho criado através das habilidosas mãos dos imigrantes.
• Número de turmas: 01
• Faixa etária: a partir de 14 anos
• Dia da semana: quarta-feira
• Horário: 19h30
• Local: Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos
OFICINA DE CANTO
As oficinas de canto têm por objetivo o canto em conjunto, com o desenvolvimento das habilidades individuais de canto, leitura musical e percepção. Buscam o conhecimento do repertório coral, com noções básicas de teoria musical, de técnica vocal e de canto coral, com conhecimentos de percepção do canto harmônico. Buscam, também, o desenvolvimento de vivências e práticas avançadas referentes ao canto coral, sob a perspectiva do repertório brasileiro essencialmente, desenvolvendo capacidade de trabalho em grupo e formação de grupos estáveis. Contato com técnicas de ensaio e atividades artísticas próprias, com aprimoramento da técnica vocal e da prática musical.
Turma 2 – Cantoria Italiana 2 (CANTORIA2)
• Faixa etária: A partir dos 12 anos
• Dia da semana: quinta-feira
• Horário: 19h30
• Local: Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor