SEMSEG realiza palestra sobre Cidadania e Trânsito para jovens PCDs

Atividade ocorreu nesta terça-feira, dia 6, na Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Nesta terça-feira, dia 6, a Secretaria de Segurança (SEMSEG), realizou uma palestra sobre Cidadania e Trânsito, direcionada aos jovens aprendizes do curso Assistente Administrativo Adaptado, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), campus Bento Gonçalves. A atividade foi desenvolvida pelos agentes de Trânsito Rafael Faccin e Luciana Soccol, que desenvolvem o Programa Educação no Trânsito nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves, instituído no ano de 2021.

A pedagoga Juliane Bassani Dias trabalha com os alunos do curso e ressaltou sobre a atividade ser realizada junto aos jovens PCDs. “Esse programa visa orientar e qualificar jovens PCDs ao mundo do trabalho. Promove a integração entre o aprendizado e a vivência nos setores administrativos, preparando-os para buscar oportunidades ou uma profissão, que seja condizente com suas capacidades. As palestras de saúde, higiene, sexualidade, primeiros socorros e cidadania no trânsito são oferecidas para ampliar e tornar práticas as aulas onde são trabalhos conteúdos pertinentes aos mesmos assuntos”.

A agente de trânsito Luciana comentou sobre a atividade junto aos alunos. “Os aprendizes foram estimulados a terem um hábito e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, fazendo com que os aprendizes tenham uma interpretação crítica do mundo onde vivem. Assim, foi criado aos participantes valores como companheirismos, cooperação, tolerância e comprometimento”.

O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho também destacou sobre a importância do assunto ter sido trabalhado em sala de aula.

“Para nós foi uma experiência marcante acompanhar o trabalho desenvolvido pelos nossos colaboradores do DMT. Despertou nesses jovens inúmeros questionamentos, demonstrando que a importância da educação para o trânsito faz com que as pessoas entendam que seu comportamento não necessita ser atrelado a uma presença ou vigilância externa, e sim, que deve vir ao natural, mais consciente e civilizado”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido