Proposta busca mapear artistas e fazedores de cultura da Zona Norte, além de qualificar setor com oficinas de empreendedorismo
Determinado a fortalecer a cena cultural da Zona Norte de Bento Gonçalves, o projeto Gesta: Cultura em Crescimento está promovendo um mapeamento dos trabalhadores da área da cultura desta região da cidade. Para tanto, estão abertas as inscrições a artistas e fazedores de cultura interessados na oportunidade de qualificação profissional. A ideia é promover um processo de reconhecimento e registro destes agentes no sentido de ter informações precisas que possam servir como um banco de dados sistematizado para qualificar ainda mais as ações culturais do setor.
O Gesta: Cultura em Crescimento já vem realizando uma série de oficinas com um primeiro grupo selecionado para participar de atividades formativas. Agora, este grupo vai fazer a seleção de 20 novos interessados em participar desta nova fase do projeto, que prevê oficinas sobre empreendedorismo cultural e economia criativa. Este novo grupo será selecionado justamente por quem já está participando das primeiras oficinas oferecidas pelo Gesta. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail do projeto (gestaculturalbg@gmail.com) ou pelo Instragram (@gestacultural). As pessoas selecionadas que cumprirem frequência mínima de 80% do curso receberão certificado e uma bolsa residência no valor de R$1.000,00 (um mil reais).
O Mapeamento Cultural servirá para identificar os diferentes trabalhadores, artistas e produtores presentes no ambiente cultural da Zona Norte de Bento Gonçalves. Depois desta ação, os dados ficarão à disposição da comunidade e do poder público como mais um recurso de fortalecimento e entendimento dos diferentes agentes em atividade nesta região do município, favorecendo ainda ao fortalecimento da rede de relações dos diferentes articuladores da economia criativa e possíveis implementações de políticas públicas.
Outra ação derivada do Mapeamento Cultural será a produção de um artigo científico, compartilhando as informações aos interessados e aos departamentos culturais do Estado e da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.
O Gesta: Cultura em Crescimento é uma iniciativa da pesquisadora e doutora em História Cristine Tedesco; a atriz e pesquisadora Nina Picoli; a técnica em biblioteconomia Elisa Lentes; a especialista em marketing estratégico e formada em biblioteconomia Eunice Pigozzo; o b-boy e produtor cultural Pedro Festa; e o publicitário, produtor cultural, poeta e cineasta Rogério Rodrigues.
O projeto é desenvolvido com recursos do Edital Fac Territórios Criativos da Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Fonte: Carlinhos Santos Jornalismo Cultural
Foto: Nina Picoli
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS
Festejos Farroupilhas de Monte Belo do Sul começam nesta quinta-feira