Na última sexta-feira (02/06), o salão de atos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, sediou duas palestras sobre fungicultura, o cultivo de cogumelos. O evento, realizado em parceria entre a Emater/RS-Ascar e o IFRS, contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas vindas de diferentes cidades da região.
A primeira palestra foi ministrada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Ari Henrique Uriartt, que possui uma vasta experiência na área. Uriartt abordou diversos temas relacionados à biologia dos fungos, sistemas de cultivo e manejos geral. Os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos, aprendendo sobre as técnicas mais eficientes para obter sucesso no cultivo de cogumelos.
A segunda palestra foi conduzida por Bruno Pedron, estudante de Agronomia e produtor rural, que compartilhou sua experiência prática no cultivo de cogumelos em sua propriedade. Pedron trouxe discutiu os desafios enfrentados no processo de cultivo e compartilhou dicas e estratégias utilizadas para alcançar resultados satisfatórios.
O evento reuniu pessoas interessadas em diferentes aspectos da fungicultura, desde estudantes, professores e técnicos, até agricultores. A diversidade do público enriqueceu as discussões e possibilitou a troca de experiências entre os participantes.
A realização do evento foi uma iniciativa conjunta da Emater/RS-Ascar, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural e disseminar boas práticas agrícolas, e do IFRS – Campus Bento Gonçalves, que busca fortalecer a relação entre a academia e o setor produtivo. “A parceria entre as instituições resultou em um evento de qualidade, com palestrantes renomados e uma abordagem abrangente sobre o tema”, ressalta Neiton Perufo, extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves.
“O sucesso do evento evidencia o crescente interesse pela fungicultura na região, bem como a importância de promover espaços de aprendizado e compartilhamento de conhecimentos nessa área. O engajamento dos participantes e a representatividade de diversas cidades refletem a relevância do tema e a busca por alternativas sustentáveis e economicamente viáveis na agricultura. Eventos como esse são fundamentais para promover a troca de conhecimentos, capacitar produtores e disseminar as boas práticas na fungicultura. Estamos orgulhosos em realizar esse evento e contribuir para o desenvolvimento dessa área tão promissora”, finaliza Perufo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor