Secretaria da Saúde reorganiza fluxos de atendimento em Bento

Atendimentos Dia estão em andamento nas Unidades de Saúde
Com a chegada dos dias mais frios e o consequente aumento de doenças respiratórias, o que acarreta numa maior demanda por atendimento médico, a Secretaria de Saúde (SMS) está trabalhando em um planejamento estratégico focado na melhoria da assistência à população de Bento Gonçalves. O secretário de Saúde Gilberto Junior explica que, para isso, a equipe está colocando em prática a reorganização do fluxo de atendimentos, programa que estava sendo gestado desde o início de abril.

Segundo o secretário, está em andamento a retomada dos Atendimentos durante o Dia nas Unidades Básicas de Saúde levando os usuários para essas instituições desafogando a UPA e o PA Zona Norte. Cada UBS está realizando as consultas médicas através de fichas disponibilizadas diariamente, conforme cronograma local de atendimentos, e por agendamentos.

“A população pode ficar tranquila, pois estamos unindo esforços para que todos sejam atendidos. Nós acompanhamos essa oscilação de perto e temos condições de atender a todos, respeitando, obviamente, as prioridades. Estamos, inclusive, trabalhando para orientar a população, pois os boatos de que leitos serão fechados na UPA 24h são falsos. Pelo contrário, estamos fazendo um trabalho sério e dedicado na unidade”, aponta.

A UPA possui sala de internação, construída no período da pandemia, e conta com 40 leitos. “Nós estamos também reforçando a equipe no local e temos um processo aberto para novos servidores. Nesse momento, estamos chamando oito novos técnicos de enfermagem”, aponta.

Dados ajudam a estruturar novo modelo

Dentro da Secretaria, as decisões são tomadas a partir de dados reais gerados pelos diversos relatórios gerados pelo setor administrativo da Prefeitura. A mudança nas rotinas, por exemplo, foi realizada após a constatação de que 75% dos pacientes atendidos na UPA são fichas azul ou verde, que podem ser acolhidos nas unidades. Hoje cerca de 600 atendimentos são realizados diariamente na unidade de pronto atendimento 24 horas do Botafogo e aproximadamente 200 pacientes no Pronto Atendimento da Zona Norte.

Sobre o atendimento na UPA e no PA Zona Norte, o secretário destaca que o trabalho na urgência e emergência segue intenso. “Com as medidas tomadas, começamos a verificar uma mudança no perfil dos pacientes que necessitam desse atendimento urgente”, aponta.

Pacientes com urgência e emergência devem procurar a UPA ou o PA Zona Norte. Sintomas leves devem ser encaminhados para unidade de saúde do zoneamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido