O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 já pode ser consultado. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
A consulta pode ser feita no site gov.br/receitafederal. É só clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.
Confira todos os conteúdos da série Tira-Dúvidas do IR 2023
Mais de 4 milhões de contribuintes terão o dinheiro depositado na conta no dia 31 de maio, aliás, último dia da entrega da declaração. O valor total é R$ 7,5 bilhões, o maior já pago pela Receita Federal em um lote de restituição do Imposto de Renda.
A prioridade é para contribuintes idosos, com alguma deficiência ou doença grave, além dos contribuintes que a maior fonte de renda seja o magistério. Também entram nesse grupo os contribuintes que optaram pela declaração pré preenchida ou por receber a restituição via Pix.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de imposto de renda, de forma direta ou por indicação da chave Pix. Se, por algum motivo o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Vale lembrar que são cinco lotes de restituições. O último será pago em setembro.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Joedson Alves / Agência Brasil
PG
Prorrogado prazo de pagamento do IPTU em conta única em Bento Gonçalves
Com intuito de debater políticas públicas e prestar apoio, Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal é instalada no Legislativo de Bento
Abraçaí prepara 18ª edição do Eles na Passarela Desfile solidário está marcado para o próximo dia 13 de maio